Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Travão de emergência de teleférico estava desativado. Há três detidos

Três pessoas foram detidas pelas autoridades italianas, incluindo o proprietário da infraestrutura. Travão de emergência de teleférico estava desativado propositadamente.

Travão de emergência de teleférico estava desativado. Há três detidos
Notícias ao Minuto

07:46 - 26/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Itália

A polícia italiana deteve, esta terça-feira, três pessoas no âmbito das investigações que decorrem por causa da queda do teleférico em Stresa, Itália.

A polícia terá concluído que o travão de emergência do teleférico estaria desativado propositadamente. Os responsáveis pelo aparelho teriam desativado esta função uma vez que o teleférico apresentava algumas anomalias e o travão em causa poderia, eventualmente, causar bloqueios.

As pessoas detidas são Luigi Nerini, proprietário da empresa 'Ferrovie del Mottarone' que gere o teleférico, assim como o diretor e o chefe de operações, acusados de "homicídio múltiplo com dolo, desastre por negligência e eliminação de ferramentas".

A queda do teleférico matou 14 pessoas, incluindo cinco membros da mesma família. O único sobrevivente é Eitan Biran, um menino de cinco anos, que estará ainda internado. 

A procuradora da província de Verbania, Olimpia Bossi, afirmou que os suspeitos levaram a cabo uma "ação consciente" que pôs em risco os visitantes. 

Desde as primeiras inspeções que o sistema de travagem parecia alterado porque tinha sido mudada uma peça de um dos travões de emergência o que provocava o bloqueio contínuo do teleférico, um meio de transporte de pessoas que funciona por cabos. 

Por isso, no domingo passado, quando o cabo de aço da cabina acidentada se rompeu, o sistema de travagem não funcionou.

Bossi explicou que a forquilha que mantém a distância entre as placas de travagem e que deve bloquear o cabo de suporte - em caso de rotura - não tinha sido retirada para "evitar interrupções e bloqueios no teleférico".

"O sistema apresentava anomalias e precisava de uma intervenção mais profunda o que obrigava a uma paragem prolongada da atividade do teleférico. Por isso decidiram não fazer a reparação", disse ainda a procuradora. 

Marco Gabusi, conselheiro para o setor dos transportes da região de Piamonte, norte de Itália, reconstruiu o acidente explicando que existem dois sistemas de travagem em caso de rutura do cabo e que nenhum funcionou.

A cabina onde seguiam os passageiros e que estava a uma distância de cinco metros da estação de chegada acabou por deslizar, a uma velocidade de 100 quilómetros por hora, e depois foi projetada 54 metros indo embater contra o solo onde capotou durante mais de uma dezena de metros.  

[Notícia atualizada às 08h21]

Leia Também: Investigação à queda de teleférico em Itália. "Deixem-me, estou com medo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório