Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Líderes republicanos condenam Greene por comentários sobre o Holocausto

Os líderes republicanos condenaram hoje a deputada Marjorie Taylor Greene, pelos seus comentários quando esta comparou as medidas de prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, ao tratamento dado aos judeus na Alemanha nazi.

Líderes republicanos condenam Greene por comentários sobre o Holocausto
Notícias ao Minuto

07:10 - 26/05/21 por Lusa

Mundo Marjorie Taylor Greene

Os comentários da congressista da Geórgia menosprezaram "a maior atrocidade cometida na história", disse o líder republicano Kevin McCarthy.

"Marjorie está errada, e a sua decisão intencional de comparar os horrores do Holocausto com o uso de máscaras é terrível", disse McCarthy, R-Calif.

Marjorie Taylor Greene, conservadora e aliada do ex-presidente Donald Trump, tem gerado polémica, promovendo teorias da conspiração e enfrentando vigorosamente os seus colegas desde que em janeiro assumiu o seu lugar na Câmara dos Representantes como representante do Estado da Geórgia.

No entanto, até agora, os líderes republicanos mostraram-se hesitantes em criticá-la, recusando-se a juntar-se aos democratas no início deste ano, quando votaram para que fosse retirada das suas funções.

A repreensão veio depois de Greene ter surgido num podcast conservador, "The Water Cooler with David Brody", lançado na última quinta-feira.

Na sua entrevista, Greene criticou os protocolos de segurança adotados pelos democratas da Câmara, incluindo a exigência de uso de máscaras no plenário da Câmara.

Marjorie Taylor Greene também chamou a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, de "doente mental" e sugeriu que as regras eram comparáveis ao tratamento dado aos judeus durante o Holocausto.

"Sabe, podemos olhar para trás em um tempo e uma história em que as pessoas eram instruídas a usar uma estrela dourada. E eles foram definitivamente tratados como cidadãos de segunda classe, tanto que foram colocados em comboios e levados para câmaras de gás na Alemanha nazi", disse Greene.

"Este é exatamente o tipo de abuso de que Nancy Pelosi está falando", acrescentou.

Depois de os seus comentários terem desencadeado uma tempestade de críticas online, Greene fez outra comparação.

Na terça-feira, Marjorie Taylor Greene lançou na sua conta da rede social Twitter uma notícia sobre uma rede de supermercados que pretende permitir que funcionários vacinados fiquem sem máscara. Aqueles que o fizerem terão um logotipo nos seus crachás indicando que foram vacinados.

"Funcionários vacinados recebem um logotipo de vacinação, assim como os nazis forçaram os judeus a usar uma estrela dourada", disse Greene.

Vários membros da liderança republicana da Câmara também criticaram as suas palavras.

"Comparar o uso de máscaras e vacinas com o Holocausto diminui as atrocidades humanas cometidas", disse a deputada Elise Stefanik, a terceira líder do Partido Republicano.

Pelosi, que sugeriu anteriormente que Greene poderia enfrentar um inquérito de ética considera que estes comentários são repreensíveis e que não deveriam ter lugar no país.

No início deste mês, Greene seguiu o deputado Alexandria Ocasio-Cortez da Câmara, gritando que o democrata apoiava "terroristas" e não "se preocupava com o povo americano".

Antes da sua eleição, Greene apoiou comentários no Facebook que defendiam a violência contra os democratas e o FBI.

Numa publicação no Facebook em 2018, especulou que "lasers ou feixes de luz azul" controlados por uma cabala de esquerda ligada a uma poderosa família judia podem ter sido responsáveis incêndios florestais na Califórnia.

Leia Também: EUA. Republicanos no Congresso tentar travar criação de fação pró-Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório