Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Médio Oriente: EUA querem solução de dois Estados

O Secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) disse terça-feira que o país apoia a solução de dois países para a resolução do conflito israelo-palestiniano, e exortou as duas partes a criarem um "ambiente melhor".

Médio Oriente: EUA querem solução de dois Estados
Notícias ao Minuto

07:30 - 26/05/21 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"No final, é possível recuperar os esforços para alcançar uma solução de dois Estados, que continuamos a ver como a única maneira de garantir o futuro de Israel como um Estado judeu e democrático e, claro, de dar aos palestinianos o Estado a que têm direito", explicitou Antony Blinken, em conferência de imprensa, em Jerusalém, no final de uma visita a Israel.

O Secretário de Estado dos EUA não detalhou o papel que o Washington, um dos principais mediadores deste conflito, poderá desempenhar com vista a esta solução.

Contudo, Blinken advertiu os israelitas e palestinianos contra "qualquer ação" que possa reacender as faíscas do conflito ou menorizar os esforços para manutenção da paz, desde "atividades de colonização, demolição" ou "expulsão", aludindo a Israel, assim como "apelos à violência ou ao financiamento do terrorismo", aludindo ao Hamas e à Jihad Islâmica.

As negociações de paz entre o Estado hebraico e palestinianos, relançadas sob a égide da administração do democrata Barack Obama, estão suspensas desde 2014. O conflito tem reacendido pontualmente, nomeadamente por causa do estatuto de Jerusalém Oriental e da colonização israelita dos territórios palestinianos.

Também hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Dominic Raab, viajou para Israel, para uma reunião com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. O diplomata também vai visitar a Cisjordânia para reunir-se com o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, de acordo com o gabinete do governante.

Através de um comunicado divulgado pela tutela, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico referiu que "os acontecimentos do último mês demonstraram a necessidade urgente" de haver um "progresso genuíno" no sentido de alcançar um "futuro mais positivo para israelitas e palestinianos", que corte com o "ciclo de violência" provocou a morte de imensas pessoas ao longo dos anos.

O último "pico" deste conflito começou em 10 de maio e prolongou-se durante 11 dias. Este "reacendimento" provocou a morte a 253 pessoas, incluindo 66 crianças, no território palestiniano, e 12 em Israel, incluindo duas crianças.

O cessar-fogo entrou em vigor na última sexta-feira.

Os territórios palestinianos são constituídos por duas zonas separadas geograficamente por Israel: a Cisjordânia -- incluindo teoricamente Jerusalém Oriental -- e a Faixa de Gaza, que deveriam formar um Estado palestiniano coexistindo com o Estado hebreu.

Mas esta solução para o conflito israelo-palestiniano, designada de "dois Estados", parece comprometida e cada vez mais distante, nomeadamente devido à expansão dos colonatos judeus nos territórios palestinianos.

Governada durante quatro séculos pelo Império Otomano, a Palestina fica, em 1922, sob o mandato do Reino Unido, que se compromete a criar na zona um "lar nacional judeu". Londres enfrentou a Grande Revolta Árabe de 1936 a 1939 e, a partir de 1945, a luta armada de grupos sionistas clandestinos.

Em 1947, a ONU aprovou a partilha da zona em dois Estados independentes, um árabe e o outro judeu, bem como a criação de uma zona internacional em Jerusalém.

No dia seguinte ao da proclamação do Estado de Israel, a 14 de maio de 1948, os países árabes entram em guerra com o novo Estado. No final do conflito, Israel ocupa 78% da Palestina sob mandato britânico. Mais de metade da população palestiniana -- 760.000 pessoas -- segue o caminho do êxodo.

Durante o conflito israelo-árabe de 1967, Israel ocupa, além de parte dos montes Golã sírios e do Sinai egípcio, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, que anexa posteriormente.

Situada a leste de Israel e a oeste da Jordânia, a Cisjordânia, com 5.655 quilómetros quadrados, está ocupada pelo exército israelita há mais de 50 anos.

Após os acordos de Oslo sobre a autonomia palestiniana, assinados em 1993, o chefe da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, regressa aos territórios ocupados e estabelece a Autoridade Palestiniana. Em 2005, sucede-lhe Mahmoud Abbas.

A Autoridade exerce poderes limitados em cerca de 40% da Cisjordânia, principalmente os centros urbanos. Israel, que controla todos os acessos, administra 60% do território, além dos seus colonatos.

Patrulhada pelo exército israelita, a Cisjordânia está encerrada a oeste pela barreira de separação que Israel começou a construir em 2002 para impedir os ataques palestinianos.

Cerca de 475.000 israelitas vivem em colonatos considerados ilegais pela lei internacional na Cisjordânia, ao lado de 2,8 milhões de palestinianos.

Leia Também: Médio Oriente: Recebido projeto de resolução para comissão de inquérito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório