Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Oxfam recomenda a Joe Biden que normalize as relações com Cuba

A organização não-governamental (ONG) britânica Oxfam recomendou hoje que o Presidente norte-americano, Joe Biden, adote medidas para normalizar as relações com Cuba, uma questão a que o novo Governo dos EUA não deu prioridade.

Oxfam recomenda a Joe Biden que normalize as relações com Cuba
Notícias ao Minuto

20:28 - 25/05/21 por Lusa

Mundo Cuba

A representante da Oxfam em Cuba, Elena Gentili, disse à comunicação social que Biden pode inverter as medidas adotadas pelo ex-Presidente norte-americano, Donald Trump, e "trabalhar com o Congresso para alcançar o levantamento definitivo do embargo".

A Oxfam pronunciou-se, desde 2016, contra "esta política que limita o pleno gozo dos direitos dos cubanos", acrescentou Gentili, referindo-se ao embargo económico em vigor desde 1962, e codificado na Lei Helms-Burton em 1996.

A aproximação promovida, em 2015, pelo então Presidente Barack Obama (EUA) e Raúl Castro (Cuba), desvaneceu-se com um aumento das sanções de Washington, em 2017, que contribuíram para a deterioração da economia cubana, que já se encontrava bastante debilitada.

Trump puniu o setor dos transportes, turismo e remessas, proibiu os negócios com uma "lista negra" extensa de empresas ligadas ao exército cubano, paralisou os serviços consulares após misteriosos problemas de saúde sofridos pelos diplomatas norte-americanos e colocou Cuba novamente na lista de patrocinadores do terrorismo, da qual tinha saído em 2015.

Gentili defende que estas medidas afetam as famílias e a economia cubana e disse que a ONG britânica encorajou o Governo de Cuba "a continuar a materializar as transformações impulsionadas pela aprovação da nova Constituição de 2019".

Apesar das reivindicações, a atual presidência dos Estados Unidos deixou claro que a mudança da política de Cuba não é uma prioridade neste momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório