Beto O’Rourke está a ponderar uma candidatura a governador do estado do Texas, segundo o The Guardian. Apesar de se manter discreto e de dizer que não descarta nenhuma hipótese, os democratas no Texas estão ansiosos para saber se O’Rourke, um dos nomes mais promissores do partido, pretende disputar o cargo ocupado pelo republicano Greg Abbott no próximo ano.
“Impaciência não é a palavra certa. Mas ansiedade sim”, frisou o presidente do Partido Democrata do Texas, Gilberto Hinojosa.
Um dos principais assessores do antigo congressista referiu que não está posta de parte a possibilidade de desafiar Abbott, mas que ainda não foram dados passos formais nesse sentido.
A confirmar-se a candidatura de Beto O’Rourke, será o seu terceiro ciclo eleitoral consecutivo depois de uma derrota por uma curta margem para Ted Cruz para um lugar no Senado em 2018, e da sua candidatura mal sucedida para ser o candidato democrata à Casa Branca nas eleições do ano passado.
A disputa pela posição de governador no Texas pode ser animada. O ator Matthew McConaughey tem estado a fazer contactos nos círculos políticos do Texas, enquanto também pondera uma eventual candidatura. Mantendo-se a dúvida do partido pelo qual poderá concorrer, ou se vai entrar na candidatura como independente.
As probabilidades não favorecem qualquer candidato democrata a governador do Texas para enfrentar Abbott, que está provido de bom financiamento e mantém uma importante ligação com o setor empresarial do estado, ou até mesmo McConaughey.
No entanto, a ascensão meteórica de O’Rourke, que passou de desconhecido em termos nacionais a quase surpreender Ted Cruz na disputa pelo lugar no Senado norte-americano, e a sua capacidade de gerar fundos para uma eventual campanha são fatores que dão esperança aos democratas.
Leia Também: Guarda Nacional dos EUA deixa Capitólio após cinco meses