Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Navalny diz estar a ser alvo de três novos processos judiciais

O oposicionista russo Alexei Navalny, preso desde janeiro na Rússia, disse hoje que está a ser alvo de mais três processos judiciais, numa altura em que o movimento que lidera sofre pressões por parte das autoridades.

Navalny diz estar a ser alvo de três novos processos judiciais
Notícias ao Minuto

12:28 - 25/05/21 por Lusa

Mundo Rússia

Através de uma mensagem difundida pela rede social Instagram, Navalny afirma ter sido acusado de desvio "de todos os fundos doados" à organização anticorrupção e de ter criado um grupo que "viola os direitos das pessoas" devido a insultos recentes contra um juiz durante um julgamento.

O dirigente da oposição, de 44 anos, diz que recebeu a visita de "um inspetor de um poderoso comité de inquérito" encarregado de investigações criminais "importantes". 

"Ele disse-me que 'na nossa querida Rússia' estão a ser investigados três casos graves e que 21 investigadores estão envolvidos. Em cada um dos casos, o criminoso sou eu", escreveu Navalny na mensagem de Instagram. 

"A minha poderosa organização criminosa está a crescer. Estou a cometer cada vez mais crimes", ironizou, acrescentando que "é um génio do submundo". 

Detido em janeiro, quando regressou à Rússia depois de ter sido tratado na Alemanha na sequência de envenenamento, Navalny foi condenado a dois anos e meio de prisão efetiva num caso de fraude. 

O oposicionista encontra-se num estabelecimento prisional na região de Vladimir, a uma centena de quilómetros de Moscovo, tendo cumprido uma greve de fome em abril, em protesto contra as condições em que se encontra na prisão.

Leia Também: Estado de saúde de Navalny está "mais ou menos" normalizado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório