Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Humorista inventou produto falso e conseguiu anúncio em três canais de TV

O programa 'Last Week Tonight', conduzido por John Oliver, mostrou como não existe qualquer critério para transmissão de conteúdo pago em emissoras locais norte-americanas, conseguindo, inclusive, que uma jornalista especialista em saúde falasse de um produto de bem-estar sexual falso.

Humorista inventou produto falso e conseguiu anúncio em três canais de TV
Notícias ao Minuto

16:03 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Vídeo

O apresentador de televisão John Oliver inventou um lençol que cura maleitas de ordem sexual e, através de uma representante falsa, conseguiu vendê-lo a três estações de televisão locais nos Estados Unidos, numa tentativa de mostrar o limite cada vez mais esbatido entre informação e conteúdo pago nas televisões, muitas vezes, com prejuízo grave para os telespetadores.

A produção do programa não olhou a meias medidas. O "Véu de Vénus" é apresentado como "o primeiro lençol de bem-estar sexual do mundo" e tem uma página completa na internet.

Contratando uma atriz para apresentar o produto, o programa conseguiu anúncios em três canais de televisão locais: KVUE, de Austin, no Texas, KMGH-TV (Denver7), de Denver, no Colorado, e KTVX (ABC4), de Salt Lake City, no Utah.

Todas as três estações permitiram que o produto fosse apresentado sem qualquer verificação, tendo a falsa representante referido coisas como "um campo de genética magnética" ou "uma tecnologia pioneira na Alemanha há 80 anos", entre outras falsidades médicas e científicas.

Num dos canais, a representante foi recebida por uma jornalista especializada em saúde, que não fez qualquer pergunta antes de entrevistar a representante sobre as características do falso produto.

Pode ver o segmento completo abaixo, que incide sobre a promoção de conteúdos pagos nas estações de televisão. No minuto 15:58 começa a explicação sobre este anúncio.

Leia Também: Braço magnético após vacina? Utilizadores admitem vídeos falsos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório