Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Índia e Bangladesh preparam-se para a chegada do ciclone Yaas

A Índia e o Bangladesh estão em estado de alerta pela chegada à costa leste do ciclone Yaas, prevista para quarta-feira, e as autoridades já preparam um plano de evacuação.

Índia e Bangladesh preparam-se para a chegada do ciclone Yaas
Notícias ao Minuto

14:50 - 24/05/21 por Lusa

Mundo Tempestade

A chegada do Yaas acontece pouco mais de uma semana depois de o ciclone Tauktae ter matado pelo menos 145 pessoas no oeste da Índia, em grande parte devido ao naufrágio de dois barcos.

"É muito provável que (o Yaas) se mova para norte-noroeste e se intensifique numa tempestade ciclónica severa, nas próximas 12 horas, e nas próximas 24 horas numa tempestade ciclónica muito severa", disse o departamento de meteorologia da Índia, num comunicado.

O comunicado acrescenta que o ciclone atingirá a costa durante a tarde de quarta-feira, entre as costas dos estados orientais de Odisha e Bengala.

"O ciclone vai continuar a ganhar força, com ventos de entre 90 e 100 quilómetros por hora na manhã do dia 26, evoluindo para 155-165 quilómetros por hora com rajadas de até 185 quilómetros por hora quando atingir a terra firme", disse o departamento de meteorologia.

As autoridades indianas emitiram o alerta para Odisha e Bengala, onde se preveem fortes chuvas e inundações nas zonas costeiras, e recomendaram a saída de quase meio milhão de pessoas das suas casas, dizendo aos pescadores para não entrarem nas águas da Baía de Bengala nos próximos dias.

A Índia continua a registar elevados números de mortes com covid-19, mais de 4.000 nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos desde o início da pandemia para mais de 300.000.

O ministro do Interior indiano, Amit Shah, pediu aos estados afetados pelo ciclone que "garantam um fornecimento adequado de eletricidade a todos os hospitais dedicados à covid-19, bem como a laboratórios, cadeias de refrigeração de vacinas e outros centros médicos".

O Bangladesh também está em estado de alerta, embora, segundo Ahmadul Haque, diretor do Programa de Preparação para os Ciclones no país, o Yaas esteja a dirigir-se para a Índia.

"Por isso, acreditamos que não precisaremos de uma evacuação em massa, ou talvez nenhuma. Embora, a qualquer momento, o ciclone possa mudar o seu curso", disse Haque, referindo que as autoridades estão a preparar 4.073 abrigos.

A Baía de Bengala é frequentemente atingida por ciclones - que ocorrem normalmente entre abril e maio e outubro e novembro - embora as novas tecnologias de prevenção tenham ajudado a Índia e o Bangladesh a diminuir drasticamente o número de vítimas desses desastres.

Em maio de 2020, o ciclone Amphan provocou mais de 100 mortes na região, num dos piores incidentes deste tipo.

Leia Também: Sobe para 81 número de mortes causadas pelo ciclone Tauktae na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório