Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Vulcão Nyiragongo entra em erupção no leste da RDCongo

O vulcão Nyiragongo, perto da cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), entrou hoje em erupção, anunciaram as autoridades locais.

Vulcão Nyiragongo entra em erupção no leste da RDCongo
Notícias ao Minuto

21:43 - 22/05/21 por Lusa

Mundo RDCongo

Num discurso gravado para a população e transmitido nas rádios e redes sociais locais, o governador militar da província de Kivu do Norte, Constant Ndima, "confirmou a erupção do vulcão Nyiragongo desde 22 de maio pelas 19:00 locais [18:00 em Lisboa]", noticia a agência France-Presse (AFP).

"Estão em curso investigações e a população deve seguir as instruções da proteção civil", referiu o general, na gravação.

"Daremos mais explicações à população para os orientar para direções onde estarão seguros", acrescentou o governador, encarregado de dirigir a província desde a declaração do estado de sítio na região, em 06 de maio, para combater os grupos armados.

A AFP cita também um documento interno da missão das Nações Unidas na RDCongo (Monusco), que aponta que um helicóptero "realizou um voo de reconhecimento sobre a área e confirmou a erupção em Nyiragongo".

A última erupção deste vulcão situado sobre o vale do Rift, em 2002, levou milhares a abandonarem as suas casas e provocou centenas de mortos.

As autoridades estimam que a cidade de Goma esteja, por enquanto, a salvo, uma vez que "o fluxo de lava está a dirigir-se para o Ruanda".

Goma é lar de um grande contingente de soldados da paz e de muitos membros da Monusco, sendo também base de muitas organizações não-governamentais e outras organizações internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório