Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Dois migrantes infetados em Odemira. Bebé nasce com anticorpos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Dois migrantes infetados em Odemira. Bebé nasce com anticorpos
Notícias ao Minuto

15:54 - 20/05/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou a atualização que foi feita, esta quinta-feira em sede de Conselho de Ministros, ao plano de desconfinamento. Se a maioria se manterá a 'desconfinar', há concelhos que continuam 'atrás' da generalidade do território nacional. Dos 278 concelhos, destacou a ministra, "274" vão seguir com o plano de desconfinamento, mas há alterações.

De acordo com o boletim da DGS, Portugal somou, nas últimas horas, mais uma vítima mortal e 451 novos casos de Covid-19. Os internamentos mantêm a tendência de descida, estando 208 doentes hospitalizados (menos três em relação a ontem), dos quais 58 em unidades de Cuidados Intensivos (mais dois).

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite, termina por aqui este registo, mas pode continuar acompanhar-nos na manhã de sexta-feira.

23h53 - Vacinados em Nova Iorque arriscam-se a ganhar a lotaria. As pessoas que sejam vacinadas contra a covid-19 num local de vacinação estatal em Nova Iorque, na próxima semana, vão receber uma "raspadinha" da lotaria que as habilita a prémios que podem atingir os milhões de dólares. O programa piloto oferecerá prémios que podem chegar aos 20 milhões de dólares (cerca de 16,3 milhões de euros) e decorrerá nos dias úteis da próxima semana, nos dez espaços de vacinação geridos pelo Estado, afirmou hoje segundo o governador Andrew Cuomo, empenhado em aumentar as taxas de cobertura vacinal.

23h40 - Quase metade dos doentes em cuidados intensivos em África morre. Quase metade dos doentes com Covid-19 admitidos em unidades de cuidados intensivos em África acaba por morrer, segundo dados de um estudo com mais de 3 mil pacientes de 64 hospitais em 10 países africanos. Os dados do estudo, publicado pela revista científica The Lancet, revelam que as taxas de mortalidade entre adultos 30 dias após serem admitidos nos cuidados intensivos com suspeitas ou diagnóstico de covid-19 são "consideravelmente mais altas" em África (48,2%), do que a média mundial (31,5%).

23h07 - Brasil ultrapassa os 444 mil mortos por Covid-19 e soma mais 82 mil casos. O Ministério da Saúde brasileiro reportou, esta quinta-feira, 82.039 novos casos de Covid-19 e 2.403 mortes. É uma subida nos dois indicadores em relação aos dados de ontem, em que o Brasil tinha registado mais 79.219 casos de infeção e 2.641 óbitos associados à doença. Ao todo, desde o início da pandemia, o país soma já 15.894.094 de casos e 444.094 óbitos acumulados.

22h46 - Bebé nasce com anticorpos para a Covid-19 no Brasil. Um bebé nasceu com anticorpos contra a Covid-19 no estado brasileiro de Santa Catarina, depois de a mãe ter sido vacinada às 34 semanas de gestação. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade. A mãe do bebé é médica, trabalha num centro de saúde e foi vacinada com o fármaco Coronavac quando estava grávida de 34 semanas. Duas semanas depois, recebeu a segunda dose.

22h35 - Vacina da Pfizer é 70 a 75% eficaz contra variante indiana. A vacina contra a Covid-19 da Pfizer/Bion-Tech deve ser entre 70 a 75% eficaz contra a variante indiana, anunciou esta quinta-feira o presidente executivo da BioNTech, Uğur Şahin. "Estimamos que [a vacina] proteja contra infeções em 70% a 75%”, referiu, depois de participar virtualmente na reunião do conselho científico do governo turco.

21h58 - Açores aliviam medidas restritivas nos concelhos em alto risco. O Governo Regional dos Açores decidiu aliviar as medidas aplicadas aos concelhos em alto risco de transmissão do SARS-CoV-2, tendo em conta o evoluir da vacinação contra a Covid-19, anunciou hoje o diretor regional da Saúde.

21h40 - Adepto que participou em festejos do Sporting nos Açores está infetado. Os Açores têm até ao momento apenas registo de um caso de infeção pelo novo coronavírus numa pessoa que admitiu ter participado nos festejos da conquista do campeonato nacional de futebol. "Já temos um caso positivo que referiu ter estado em festejos. Se houve mais casos associados ou se essa pessoa, de facto, ficou infetada no decorrer dos festejos não se sabe. Agora há relato de um caso positivo que referiu ter participado nos festejos do campeonato nacional pelo Sporting", adiantou o diretor regional da Saúde dos Açores, Berto Cabral, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

21h19 - Zmar acolhe 42 migrantes. Na Pousada de Almograve estão dois infetados. Dois trabalhadores agrícolas com Covid-19 estão desde hoje na Pousada da Juventude de Almograve, enquanto mais 42 trabalhadores, detetados em casas sobrelotadas, estão alojados no complexo turístico Zmar, no concelho de Odemira, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal. As duas pessoas infetadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foram transportadas e "são os únicos cidadãos que, à data de hoje, estão na pousada de Almograve", disse o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.

21h09 - Número diário de novos infetados volta a cair em França. Há 137 mortes. França reportou 137 mortes e 15.515 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. É uma descida nos dois indicadores face a quarta-feira, quando tinham sido reportados 19.050 novos casos e 141 mortes. O número de internados nos cuidados intensivos caiu para 3.769 pessoas, enquanto o número de internados em enfermaria é, atualmente, 20.750.

20h26 - Autarca de Odemira "desagradado" com recuo e refuta números. O presidente da Câmara de Odemira manifestou-se hoje "desagradado" perante o recuo do concelho para a terceira fase do plano de desconfinamento e refutou o número de casos de covid-19 por 100 mil habitantes referido pelo Governo. 

19h55 - Madeira regista 22 novos casos e 16 recuperados nas últimas 24 horas. A Madeira registou 22 novos casos de covid-19 e 16 recuperações nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), adiantando que o número total de casos ativos no arquipélago é de 249. "[...] Há a reportar 22 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na RAM [Região Autónoma da Madeira], pelo que a região passa a contabilizar 9.317 casos confirmados de covid-19", salienta em comunicado a DRS.

19h42 - Von der Leyen agradece a Portugal "dedicação" dada a Certificado Covid. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, agradeceu à presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) e ao Parlamento Europeu a "dedicação e perseverança" para um acordo sobre o certificado sanitário Covid-19, hoje alcançado.

19h33 - Certificado Covid para facilitar circulação entrará em vigor a 1 de julho. O certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia deverá entrar em vigor em 1 de julho, segundo o compromisso político hoje alcançado entre a presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu.

19h22 - Comissão Europeia disponibiliza 100 milhões para testes antes de viagens. A Comissão Europeia está disponível para mobilizar 100 milhões de euros para aquisição de testes PCR à Covid-19 para facilitar a livre circulação e o levantamento das restrições na União Europeia (UE), dado o certificado digital hoje aprovado. "Disse ao Parlamento e ao Conselho [da UE, presidido agora por Portugal] que a Comissão está disponível para mobilizar 100 milhões de euros para a compra de testes PCR [deteção molecular], dando prioridade às pessoas que cruzam frequentemente a fronteira", afirmou o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders.

19h02 - Espanha tem 33 novas mortes, o número mais baixo desde agosto. A Espanha registou 33 mortes atribuídas à Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde agosto de 2020, passando o total de óbitos para 79.601, segundo o Ministério da Saúde espanhol. Os serviços sanitários também notificaram 5.733 novos casos de Covid-19 desde quarta-feira, elevando para 3.631.661 o total de infetados até agora, continuando o número de contágios a descer.

18h55 - Mais de meio ano depois, Torre Eiffel vai reabrir ao público. A Torre Eiffel, em Paris, fechada desde 29 de outubro por causa da pandemia, vai reabrir a 16 de julho, anunciou a operadora esta quinta-feira. Todos os pisos vão estar acessíveis ao público, com exceção para algumas zonas em obras, nomeadamente no segundo piso.

18h52 - Costa saúda certificado digital que "facilita e contribui para a retoma". António Costa recorreu ao Twitter, esta quinta-feira, saudar o certificado digital Covid-19 que foi hoje acordado na União Europeia. "Saúdo o acordo provisório alcançado há pouco pelo Conselho Europeu e pelo parlamento Europeu sobre o Certificado Digital Covid-19 da UE".

18h30 - Maiores de 30 anos podem começar a ser vacinados até fim de junho. A task-force da vacinação contra a Covid-19 em Portugal quer começar a vacinar os maiores de 30 anos até ao final de junho, avança a TVI24. A "expectativa", avança o canal, advém da estratégia de começar a vacinar faixas etárias por semana. Assim, a intenção da task-force liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é, a cada semana, "fazer descer a faixa etária" que iniciará a vacinação. 

18h28 - Suécia lidera no número de contágios na Europa. A Suécia lidera as contaminações de Covid-19 na União Europeia, de acordo com dados do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) divulgados hoje, apesar de o número de mortes continuar baixo. O país nórdico, que adotou uma estratégia menos rigorosa contra o vírus, registou uma taxa de incidência de 577 casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo o relatório do ECDC.  

18h20 - Pandemia aumentou número de sem-abrigo, mas faltam dados estatísticos. O início da pandemia da Covid-19 provocou um aumento de pessoas em situação de sem-abrigo, nomeadamente entre migrantes, constatou a provedora de Justiça, que alerta para a falta de dados estatísticos que permitam acompanhar a evolução da situação. 

18h08 - UE. Alcançado acordo político sobre certificado Covid para 'salvar' verão. A presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu alcançaram hoje um acordo político sobre o certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia da Covid-19, a tempo de 'salvar' a época de verão. O acordo interinstitucional provisório em torno da implementação de um "certificado digital Covid-19 da UE" foi alcançado hoje ao final da tarde, em Bruxelas, na quarta ronda do trílogo - a designação dada às reuniões que juntam representantes das três instituições da UE envolvidas nos processos legislativos -, devendo agora ser 'confirmado' pelos 27 Estados-membros, Comissão e assembleia no seu todo, indicaram à Lusa fontes europeias.  

18h07 - França antecipa para 31 de maio vacinação a maiores de 18 anos. A França vai antecipar para 31 de maio a vacinação contra a doença Covid-19 a todos os maiores de 18 anos sãos, anunciou hoje o primeiro-ministro, Jean Castex. O calendário até agora previsto pelo Governo francês estabelecia que as pessoas sãs entre os 18 e os 50 anos não poderiam vacinar-se até 15 de junho.

17h27 - Madeira recebe 32 mil vacinas da Johnson no próximo mês. A Madeira vai receber em junho 32.000 vacinas contra a Covid-19 da Johnson, número superior ao inicialmente previsto, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, que mantém o objetivo de ter 70% da população inoculada em setembro.

17h10 - Itália soma 5.741 novos casos e 164 mortes nas últimas 24 horas. O país registou 5.741 novos casos de Covid-19 e 164 mortes nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde italiano esta quinta-feira. Itália contabiliza agora um total de 4.178.261 casos positivos confirmados e 124.810 óbitos desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro de 2020.

17h08 - Brasil confirma primeiros casos da estirpe indiana no país. O Brasil confirmou hoje os primeiros casos da estirpe indiana da Covid-19 em tripulantes de um navio da África do Sul que estão isolados desde o final da semana passada no porto de São Luís, capital do estado brasileiro do Maranhão.

16h49 - Falha no fornecimento da Índia provoca atrasos na vacinação em África. A vacinação contra a Covid-19 abrandou em África devido à suspensão do fornecimento de doses da Índia, situação "crítica" que causará "atrasos significativos" na imunização do continente, advertiram hoje a União Africana e a Organização Mundial de Saúde (OMS).  

16h45 - Bienal de Arquitetura de Veneza responde à Covid com habitação inclusiva. Uma arquitetura que olha para o futuro fornecendo soluções de habitação conjunta e inclusiva é o desafio da 17.ª exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, em resposta à pandemia, anunciou hoje o curador da mostra, Hashim Sarkis.

16h42 - Farmacêutica brasileira produz primeiro lote da vacina russa Sputnik V. A farmacêutica brasileira União Química produziu o primeiro lote da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19, de acordo com um comunicado divulgado hoje pelo Fundo Russo de Investimento Direto (FIDR). "Depois de passar pelo procedimento de controlo de qualidade do Centro Gamaleya, a vacina produzida pela União Química será exportada para outros países da América Latina no combate à Covid-19", lê-se no comunicado do fundo soberano russo.

16h25 - Sporting. Governo admite aumento de casos mas recusa relacionar com festa. A ministra da Presidência confirmou hoje o crescimento de casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas recusou relacionar esse aumento com os festejos da conquista do campeonato de futebol pelo Sporting. Pode acompanhar abaixo a receção do clube na Câmara Municipal de Lisboa:

16h05 - Todo o concelho de Odemira recua para a 3.ª fase do desconfinamento. Todo o concelho de Odemira, no distrito de Beja, recua para a terceira fase do plano de desconfinamento, por registar 287 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, afirmou hoje a ministra de Estado e da Presidência.

15h39 - Comissão Europeia quer ter três medicamentos aprovados até outubro. A Comissão Europeia prevê ter três medicamentos "seguros e eficazes" para utilização contra a Covid-19 aprovados até outubro, como complemento ao atual processo de vacinação, que pode vir a incluir reforços de dose nos próximos anos.

15h23 - Financiamento da banca junto do BCE dispara 85% em 2020 devido à pandemia. O refinanciamento dos bancos portugueses junto do Eurosistema disparou 85% em 2020 face a 2019, atingindo 32.200 milhões de euros, devido à pandemia, abaixo do aumento na zona euro que foi de 187%, informou hoje o BdP.

15h17 - Comissária europeia garante reforço da sequenciação do vírus. A comissária europeia para a Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, assegurou hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) vão aumentar a sequenciação de amostras do vírus SARS-CoV-2 para garantir um maior controlo de novas variantes.

15h13 - Ceuta regista nove casos de infeção em jovens migrantes. A cidade autónoma espanhola de Ceuta registou nove casos de Covid-19 entre jovens migrantes que entraram na cidade desde segunda-feira, durante a entrada em massa desde Marrocos. Três dos casos positivos correspondem a crianças menores de 15 anos e outros seis estão incluídos na faixa etária de 15 a 19 anos, que realizaram o teste Covid-19.

15h10 - "O facto de termos o R acima de 1 deve significar um sinal de alerta". Mariana Vieira da Silva explicou ainda a nova 'configuração' dos concelhos em Portugal Continental. "Quando praticamente todos os concelhos do país estão no nível de desconfinamento significativa significa que a situação é positiva, é controlada, mas o facto de termos o R acima de 1 deve significar um sinal de alerta", destacou a ministra de Estado e da Presidência.

Veja aqui todas as regras: 

15h03 - Desconfinamento. Os concelhos que avançam e os que seguem a recuar. Foram anunciadas, esta tarde, em sede de Conselho de Ministros, as alterações feitas ao plano de desconfinamento. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, deu conta de que se a maioria se manterá a 'desconfinar', há concelhos que continuam 'atrás' da generalidade do território nacional. Dos 278 concelhos, destacou a ministra, "274" vão seguir com o plano de desconfinamento, mas há alterações. 

  • Odemira e Montalegre recuam, Arganil e Lamego não avançam e vão continuar na 3.ª fase do plano de desconfinamento.
  • Em alerta passam a estar dez concelhos, dos quais cinco novos e outros cinco que se mantêm.

Reveja o briefing no final da reunião do Conselho de Ministros:

15h00 - Boa tarde, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Compra conjunta mantém-se; Vacina eficaz em todas as variantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório