Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Médio Oriente. Cessar-fogo pode "acontecer em breve"

Um porta-voz do movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza, assegurou hoje à agência noticiosa espanhola EFE que "provavelmente acontecerá em breve" um cessar-fogo entre Israel e os grupos armados palestinianos no enclave.

Médio Oriente. Cessar-fogo pode "acontecer em breve"
Notícias ao Minuto

13:39 - 20/05/21 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Um cessar-fogo provavelmente acontecerá em breve, mas depende em grande medida da ocupação israelita estar disposta a respeitar os direitos da Palestina", disse.

Há dois dias que corre o rumor, divulgado por diversos media, que um cessar-fogo mediado pelo Egito poderia entrar em vigor hoje, possibilidade negada por Israel e que o Hamas não confirmou nem desmentiu, refere a EFE.

Na quarta-feira à noite, um dirigente do Hamas, Moussa Abu Marzouk, disse numa entrevista a uma televisão libanesa que uma trégua podia estar iminente.

"Creio que os esforços que estão a ser feitos para um cessar-fogo vão ser bem-sucedidos", disse Abu Marzouk, citado pela agência espanhola.

Segundo a EFE, a possibilidade de uma cessação das hostilidades ganha força à medida que aumenta a pressão internacional pelo fim dos combates iniciados no passado dia 10, que já causaram pelo menos 239 mortos, a grande maioria palestinianos.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, apelou na quarta-feira a uma "diminuição da violência" imediata no caminho para um cessar-fogo e a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou-se hoje favorável a "contactos indiretos" com o Hamas, que considerou indispensáveis para se conseguir um cessar-fogo.

"Nem sempre é possível fazê-lo diretamente, mas claro que o Hamas deve estar envolvido de uma maneira ou de outra, porque sem o Hamas não há cessar-fogo", afirmou Merkel num fórum organizado pela empresa de radiodifusão pública WDR, que também sublinhou que o Egito é "um fator muito importante na questão do cessar-fogo e da paz".

Leia Também: Chanceler Merkel diz-se favorável a "contactos indiretos" com o Hamas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório