Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Morreu cão que há 10 anos perdeu focinho a salvar menina de atropelamento

Kabang morreu "em paz" no passado dia 17 de maio. Família quer construir-lhe uma estátua.

Morreu cão que há 10 anos perdeu focinho a salvar menina de atropelamento
Notícias ao Minuto

23:03 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Filipinas

Há uma década, o cão Kabang salvou a filha do seu dono, que na altura tinha apenas seis anos, de ser atropelada por uma moto, nas Filipinas. A menina saiu ilesa do acidente que lhe poderia ter sido fatal, mas o animal ficou para sempre fisicamente marcado: após cirurgias, os veterinários conseguiram que sobrevivesse mas Kabang perdeu parte do focinho. 

A ocorrência sucedeu em dezembro de 2011 quando, heroicamente, o cão se lançou para a frente do veículo, evitando assim que este atingisse a criança, na cidade de Zamboanga. 

Conta o The Mirror que Kabang foi levado para os Estados Unidos de modo a ter melhores cuidados veterinários após uma angariação de fundos que uma enfermeira de Nova Iorque fez através da Internet. Foram conseguidos cerca de 22 mil euros - recebidos de 45 países - que possibilitaram a viagem.

Mesmo assim, e várias cirurgias reconstrutivas depois, os médicos norte-americanos não conseguiram salvar a totalidade da cabeça do animal. Miraculosamente, este sobreviveu e voltou às Filipinas sete meses depois. 

Quando o dono morreu em 2015, foi o veterinário Anton Lim quem ficou a cuidar de Kabang. Agora, ficou a saber-se que o herói de quatro patas morreu "em paz" nas Filipinas no passado dia 17 de maio. Tinha 13 anos. 

A família de Lim quer erigir um monumento que recorde os feitos do cão e o homenageie. Quando este estiver construído, os restos mortais do animal serão transladados. 

Leia Também: Avó recebe cadela bebé e reação (viral) está a encantar a Internet

Recomendados para si

;
Campo obrigatório