Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

EUA. Gabou-se do motim no dentista e foi agora detido pelo FBI

Homem de 37 anos até mostrou vídeos do motim, enquanto estava no dentista. Foi detido pelo FBI esta terça-feira, depois de denunciado por um outro paciente.

EUA. Gabou-se do motim no dentista e foi agora detido pelo FBI

No dia 12 de janeiro, menos de uma semana depois da insurreição no Capitólio, levada a cabo por apoiantes de Donald Trump, Daniel Warmus estava no consultório de um dentista, em Nova Iorque, a gabar-se sobre ter fumado marijuana dentro da sede do Congresso norte-americano, sobre ter desobedecido às ordens de um agente da polícia para se retirar e, até, a mostrar vídeos do motim.

Um outro paciente "ouviu Warmus a falar das suas experiências no dentista" e alertou a polícia federal norte-americana (FBI), tendo fornecido a sua identificação.

Warmus, de 37 anos de idade, foi alvo de uma investigação que concluiu com a sua detenção, na terça-feira, em Buffalo, juntando-se, assim, às mais de 410 pessoas detidas no âmbito do motim, desde o dia 6 de janeiro, noticia o Washington Post.

O suspeito foi acusado com entrada violenta e conduta inapropriada no Capitólio, entrada e permanência num espaço restrito sem autorização legal e tentativa propositada de interromper ou prejudicar o funcionamento do Congresso.

Vários apoiantes do antigo presidente dos Estados Unidos Donald Trump invadiram o Capitólio na tentativa de impedir a confirmação da vitória de Biden, depois de um comício em que o republicano os instou para "recuperarem o país". Este foi um dos capítulos finais da tentativa de Trump de desacreditar e inviabilizar os resultados eleitorais.

O antigo líder republicano exortou, na terça-feira, os congressistas republicanos a oporem-se à criação de uma comissão para investigar o ataque ao Capitólio.

Recorde-se que, pelo menos, cinco pessoas, incluindo um polícia do Capitólio, morreram como resultado da insurreição.

Leia Também: Trump pede a republicanos que recusem comissão sobre ataque ao Capitólio

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório