Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

MNE alemão visita Israel e Ramallah na quinta-feira

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, vai visitar na quinta-feira os territórios palestinianos de Israel e Ramallah para negociar uma diminuição da intensidade dos confrontos no Médio Oriente, afirmou hoje uma porta-voz.

MNE alemão visita Israel e Ramallah na quinta-feira
Notícias ao Minuto

16:29 - 19/05/21 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Esta é a primeira visita de um alto funcionário europeu a Israel desde o início da nova vaga de violência na região.

Maas "vai reunir-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros (Gabi Ashkenazi) e da Defesa (Benny Gantz) de Israel. Uma reunião com o Presidente israelita, Reuben Rivlin, está também na agenda. Em Ramallah, vai encontrar-se com o primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Shtayyeh", segundo nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

As discussões políticas vão concentrar-se na "escalada atual [do conflito] no Médio Oriente e nos esforços internacionais para acabar com a violência", segundo a nota.

Heiko Maas deverá regressar a Berlim na mesma noite.

As hostilidades na Faixa de Gaza começaram em 10 de maio, com vários foguetes disparados pelo movimento palestiniano Hamas contra Israel, depois de centenas de manifestantes palestinianos terem ficado feridos em confrontos com a polícia israelita em Jerusalém Oriental.

Na origem dessas manifestações esteva a ameaça de despejo forçado de famílias palestinianas em benefício dos colonos israelitas.

Desde então, pelo menos 219 pessoas, incluindo 63 crianças, morreram em ataques israelitas na Faixa de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde local.

Em Israel, disparos de foguetes a partir de Gaza provocaram 12 mortos, segundo a polícia israelita.

Maas rejeitou, em conferência de imprensa, uma reunião com os líderes do Hamas, organização que considera realizar "ataques terroristas".

"Do meu ponto de vista, está totalmente fora de questão falar diretamente com o Hamas", sublinhou.

A chanceler alemã, Angela Merkel, vincou repetidamente "a sua solidariedade" com Israel, considerando que o país tem "o direito de se defender" contra os ataques do Hamas.

Na terça-feira, numa rápida conversa por telefone com o Rei Abdullah II da Jordânia, Merkel exigiu um "rápido cessar-fogo" no Médio Oriente de forma a permitir novas "negociações políticas".

No mesmo dia, a França propôs uma resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, em coordenação com o Egito e a Jordânia, exigindo um cessar-fogo.

Leia Também: Ministra alemã demite-se por alegado plágio na tese de doutoramento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório