Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Embaixada em Portugal mostra realidade em Israel aos olhos de uma criança

A Embaixada de Israel em Portugal mostrou o desenho de uma criança de seis anos, que vive em Israel.

Embaixada em Portugal mostra realidade em Israel aos olhos de uma criança
Notícias ao Minuto

10:13 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

País Gaza

A Embaixada de Israel em Portugal partilhou, na rede social Twitter, um desenho de uma criança que lida, diariamente, como o 'terror' em Israel. 

Ofri, de seis anos, vive em Ascalão, cidade em Israel, situada a norte da Faixa de Gaza. O desenho, que pode ver abaixo, retrata o seu quotidiano: "Correndo para um abrigo antiaéreo". 

Sem o cessar-fogo à vista em Gaza, os habitantes da região vivem em constante sobressalto, sob ameaça do lançamento de bombas e de rockets. 

O balanço mais recente indica que, pelo menos, 219 palestinos foram mortos, nos últimos dias, em ataques aéreos, incluindo 63 crianças e 36 mulheres, e 1.530 ficaram feridos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, que não divide os números em combatentes e civis.

O Hamas e a Jihad Islâmica afirmam que pelo menos 20 dos seus combatentes foram mortos, enquanto Israel afirma que o número é de pelo menos 130.

Para além disso, em Israel, 12 pessoas, incluindo uma criança de cinco anos, foram mortas em ataques com foguetes.

Estes ataques ocorrem no momento em que esforços diplomáticos que visam um cessar-fogo ganharam força na comunidade internacional. As infraestruturas de Gaza, já enfraquecidas por um bloqueio de 14 anos, estão a deteriorar-se rapidamente.

A escalada da violência começou em 10 de maio, quando o Hamas disparou rockets em direção a Jerusalém em apoio aos protestos dos palestinianos contra o policiamento pesado de Israel no complexo da Mesquita de Al-Aqsa, um local sagrado para judeus e muçulmanos, e a ameaça de despejo de dezenas de famílias palestinianas na região de colonatos judeus.

Leia Também: Médio Oriente: Pelo menos seis mortos após bombardeamentos em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório