Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Frontex disponibiliza apoio a Espanha na crise migratória em Ceuta

A Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas (Frontex) "está preparada para oferecer qualquer ajuda adicional que Espanha possa necessitar" na crise migratória em Ceuta, anunciou hoje um porta-voz da agência.

Frontex disponibiliza apoio a Espanha na crise migratória em Ceuta
Notícias ao Minuto

19:22 - 18/05/21 por Lusa

Mundo Frontex

"A Frontex e Espanha mantêm há muitos anos uma estreita cooperação nas fronteiras externas", disse o porta-voz da agência sediada em Varsóvia, num breve comentário sobre a situação na cidade autónoma espanhola que faz fronteira com Marrocos.

A agência europeia comunicou, no dia 29 de janeiro, através do seu diretor, Fabrice Leggeri, que a Frontex tinha estabelecido "o quadro operacional e jurídico para operar em Espanha" ao longo de 2021.

Leggeri disse na altura que a agência tinha "257 agentes destacados para apoiar a Espanha no Mediterrâneo ocidental, como parte da 'Operação Indalo', e nas Ilhas Canárias, incluindo mais 11 funcionários diretamente da Frontex".

Leggeri acrescentou que a agência europeia estava pronta para aumentar a "capacidade operacional" e que iria cooperar estreitamente com as autoridades espanholas.

No sítio oficial, a Frontex afirma colaborar com as autoridades espanholas na apreensão de drogas, armas e contrabando de cigarros, através das operações Indalo, Minerva e Hera, que mobilizam 180 agentes, devendo voltar a juntar-se a agentes fronteiriços espanhóis este verão, na Operação Minerva, para controlar e registar viajantes provenientes de Marrocos que chegam a Ceuta e Melilla, os únicos territórios com fronteira física entre a União Europeia e África.

A cidade de Ceuta deparou-se esta manhã com milhares de imigrantes procedentes de Marrocos a vaguear pelos bairros da cidade, segundo descreveram as agências internacionais.

Desde segunda-feira, cerca de 6.000 migrantes (incluindo 1.500 menores), um "número recorde", segundo as autoridades espanholas, entraram ilegalmente em Ceuta, a nado, com recurso a embarcações insufláveis ou trepando as altas cercas fronteiriças que separam este enclave espanhol do território marroquino.

Nas últimas horas, o Governo espanhol anunciou a deportação, até ao momento, de cerca de 2.700 migrantes (adultos) para Marrocos, tendo ainda mobilizado várias unidades do exército espanhol e de outras forças de segurança para Ceuta, de forma a controlar as ruas da cidade e a zona de fronteira.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, garantiu hoje que o Governo de Espanha irá utilizar "a máxima firmeza" para restaurar a normalidade na cidade de Ceuta.

Leia Também: Frontex nega contactos "formais" com a Líbia em alertas sobre migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório