Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Etiópia: Diretor-geral da OMS fala em situação "horrível" em Tigray

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou hoje que a situação na província etíope de Tigray, de onde é natural, é "horrível", com um aumento do número de mortes, fome e violações.

Etiópia: Diretor-geral da OMS fala em situação "horrível" em Tigray
Notícias ao Minuto

20:19 - 17/05/21 por Lusa

Mundo Etiópia

"Enquanto falamos, a situação em Tigray é, se eu tivesse de usar uma palavra, horrível. Absolutamente horrível", afirmou o diretor-geral da OMS durante a conferência de imprensa quinzenal da organização, em Genebra, citado pela agência France-Presse.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz em 2019, lançou uma intervenção militar em 04 de novembro para derrubar a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), o partido eleito e no poder no estado, e declarou a vitória em 28 de novembro, ainda que os combates continuem.

O Exército federal etíope foi apoiado por forças da Eritreia. Depois de vários dias, Abiy Ahmed declarou vitória em 28 de novembro, com a captura da capital regional, Mekele, frente à TPLF que, até à chegada de Abiy Ahmed, controlou a Etiópia durante quase 30 anos.

No entanto os combates continuaram e as forças eritreias são acusadas de conduzirem vários massacres e crimes sexuais.

"Entre 4,5 e quase cinco milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária. Muitas pessoas começaram a morrer de fome e subnutrição grave e aguda está cada vez mais disseminada", afirmou Tedros, acrescentando que "centenas de milhares de pessoas foram deslocadas ou despejadas de suas casas" e "mais de 60.000 fugiram para o Sudão".

O responsável máximo da agência das Nações Unidas para a Saúde assinalou também que este setor está muito pobre na região, com os serviços sanitários a terem sido "destruídos" ou "pilhados", o que significa que a maioria não está funcional.

Da mesma forma, o Tedros Adhanom Ghebreyesus assinalou que a situação da covid-19 na região é "a menor das suas preocupações".

No domingo, a União Europeia denunciou uma obstrução da ajuda humanitária na região por parte da Etiópia, tendo apelado para a aplicação de sanções contra esta "grave violação do direito humanitário internacional".

Durante o dia de hoje, o diretor do programa de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, afirmou que a dificuldade de acesso é "o problema-chave em Tigray".

"O acesso às vítimas em Tigray continua a ser muito imprevisível, e isso é devido às hostilidades", assinalou.

"Este é um enorme obstáculo ao acesso às populações que necessitam da nossa ajuda. Relatos contínuos de atrocidades e ataques perturbam qualquer tentativa", lamentou o responsável.

Devido à destruição ou inacessibilidade a maior parte das instalações sanitárias, a OMS teme também surtos de cólera, sarampo ou de outras doenças.

Leia Também: Etiópia: Bruxelas critica bloqueios à ajuda humanitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório