Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Médio Oriente: Manifestações no Iémen condenam ataque israelita em Gaza

Milhares de iemenitas saíram hoje às ruas da capital, controlada pelos rebeldes, Sanaa, para protestar contra os ataques israelitas na Faixa de Gaza.

Médio Oriente: Manifestações no Iémen condenam ataque israelita em Gaza
Notícias ao Minuto

17:49 - 17/05/21 por Lusa

Mundo Médio Oriente:

Os manifestantes transportaram bandeiras palestinianas e estandartes pedindo o boicote de produtos israelitas e norte-americanos, enquanto gritavam palavras de ordem contra Israel e contra os Estados Unidos.

Vários dos manifestantes foram vistos com espingardas de assalto AK-47 (kalashnikov).

As manifestações foram convocadas por rebeldes huthis, aliados do movimento islâmico xiita Hamas, partilhando com este a sua relação próxima com o Irão, país inimigo de Israel.

Os combates começaram em 10 de maio, após semanas de tensões entre israelitas e palestinianos em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do islão junto ao local mais sagrado do judaísmo.

Ao lançamento maciço de 'rockets' por grupos armados em Gaza em direção a Israel opõe-se o bombardeamento sistemático por forças israelitas contra a Faixa de Gaza.

O conflito israelo-palestiniano remonta à fundação do Estado de Israel, cuja independência foi proclamada em 14 de maio de 1948.

Leia Também: Organizações palestinianas convocam greve geral para terça-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório