Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Juiz reformado detido após ser confundido com suspeito. Polícia lamenta

O juiz de 81 anos de idade foi confundido com um suspeito com idade compreendida entre os 40 e os 50 anos.

Juiz reformado detido após ser confundido com suspeito. Polícia lamenta

Autoridades camarárias e policiais fazem agora pedidos de desculpa públicos pela detenção injusta de um juiz reformado que foi confundido com um suspeito, pelo menos, 30 anos mais novo.

Selwyn Romilly, um juiz reformado de 81 anos de idade, estava a fazer a sua caminhada matinal, na passada sexta-feira, num parque de Vancouver, quando dois veículos policiais pararam perto de si e cinco polícias aproximaram-se.

"Disseram que receberam uma queixa sobre alguém com a minha descrição e, antes de eu poder dizer o que quer que seja, disseram-me para pôr as mãos atrás das costas e algemaram-me", indicou o magistrado, à imprensa local, sublinhando que todos os agentes em causa eram brancos.

"Eu não estava armado, eu não tinha nada nas mãos, nem comigo. E é assim... às 9h45, perto de uma praia com imensa gente, está um homem negro... algemado com pessoas a passar. Senti-me muito envergonhado", disse. Os agentes removeram as algemas assim que Romilly disse ser um juiz reformado, ainda no local.

O autarca de Vancouver, Kennedy Stewart, disse estar "chocado" com o incidente e, através de comunicado, pediu desculpa ao magistrado, a primeira pessoa nomeada para um tribunal na região.

O mesmo foi feito pelas autoridades policiais. Através de comunicado, o sargento Steve Addison indicou que foram alertados para um indivíduo com comportamento violento e que, no local, foi identificado um homem com a mesma descrição, que "detiveram brevemente para investigar".

O sargento acrescentou que o homem respeitou as ordens da polícia e que, assim que se identificou, as algemas foram "imediatamente removidas". Disse ainda que o supervisor da patrulha enviou as mais sinceras desculpas ao juiz.

Leia Também: Episódio com Lusa "traduz uma agressão e um pensamento racista"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório