Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Artista que protestava contra repressão em Cuba "sequestrado"

O artista e dissidente cubano Luis Manuel Otero Alcántara, que protagonizou uma greve de fome e sede em protesto contra a repressão em Cuba, encontra-se "sequestrado" pelas autoridades, segundo ativistas locais e alguns amigos.

Artista que protestava contra repressão em Cuba "sequestrado"
Notícias ao Minuto

06:33 - 14/05/21 por Lusa

Mundo Ativistas

A jornalista independente Iliana Hernández disse à Efe que as autoridades dizem que Alcántara não está preso, mas "está isolado e não comunica com ninguém a menos que seja um familiar autorizado pela segurança do Estado". 

"Ele está praticamente sequestrado, porque não tem comunicação com o exterior como qualquer outra pessoa internada num hospital", adiantou.  

Outros ativistas e parentes de Otero Alcántara confirmaram que ele não tem acesso a um telefone e que apenas alguns parentes próximos podem visitá-lo no hospital Calixto García.

No local, patrulhas policiais protegem a entrada há vários dias, segundo a Efe.

A dançarina Chabelly Díaz, uma das pessoas mais próximas de Otero Alcántara, desconfia da versão oficial sobre o Estado de saúde do ativista. 

"Os familiares dizem que ele está bem, mas fui ao hospital ontem e eles não me deixaram passar. Acho que estão a esconder algo muito bem", adiantou.

Outras pessoas que vieram ver o dissidente foram presas pela polícia ou multadas à porta do hospital, segundo os ativistas.

A tia do artista, Ana Rosa Alcántara, garantiu à Efe que o sobrinho está de boa saúde e que tem sido visitado por outros familiares, sem dar mais detalhes.

Desde que foi hospitalizado em 2 de maio, o líder do Movimento San Isidro (MSI), de 33 anos anos de idade, só foi visto em dois vídeos gravados no hospital e divulgados pela comunicação social estatal, nos quais está, aparentemente, em boas condições de saúde.

Leia Também: Covid-19: Cuba inicia vacinação com vacinas próprias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório