Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Polícia alemã alerta para falsificação de passaportes de vacinação

Os passaportes de vacinação permitem ao titular ser dispensado da quarentena quando viaja ou entrar em determinados locais.

Polícia alemã alerta para falsificação de passaportes de vacinação
Notícias ao Minuto

18:21 - 13/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A polícia alemã alertou, esta quinta-feira, que os passaportes de vacinação falsificados estão a tornar-se um problema crescente. Estes documentos - quando originais - servem para atestar que o detentor foi vacinado ou recuperou da infeção por novo coronavírus e permitem ao titular ser dispensado da quarentena quando viaja ou entrar em determinados locais.

A preocupação das autoridades disparou especialmente num momento em que o país alivia as restrições especificamente para as pessoas nestas condições, dá conta a DW.

Segundo o presidente da Federação de Detetives Alemães, Sebastian Fiedler, este problema "poderia ter sido facilmente previsto".  "A questão já existe e continuará a existir por muito tempo, pois uma vacinação completa vai estar associada quer a uma isenção de restrições ou, ao que parece, a vantagens na entrada e saída do país”.

A isso, acresce ainda a dificuldade de detetar uma falsificação, tendo em conta que, neste caso, o passaporte é feito em papel. "Uma falsificação no papel é extremamente difícil de detetar se não for muito desajeitada", admitiu Rainer Wendt, presidente do sindicato da polícia alemã, acrescentando que "os passaportes de vacinação ou outros certificados são tudo menos à prova de falsificação".

Como possível solução, Wendt propôs que seja dado acesso ao banco de dados de vacinação do Instituto Robert Koch (RKI) a agentes da polícia e guardas fronteiriços. 

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, já tinha anunciado anteriormente que têm como objetivo lançar um certificado de imunidade digital até ao final de junho, tornando mais fácil provar definitivamente que a pessoa foi totalmente vacinada.

Leia Também: Alemanha com mais 17.419 casos e 278 mortos em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório