Meteorologia

  • 19 JUNHO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Edição

"O único país que tem capacidade para pressionar Israel são os EUA"

A União Europeia não tem capacidade para resolver a atual tensão no Médio Oriente devido ao agravamento do conflito israelo-palestiniano, defendeu hoje o alto representante europeu para a Política Externa, remetendo essa responsabilidade para o Estados Unidos.

"O único país que tem capacidade para pressionar Israel são os EUA"

"Pedimos o fim da escalada de tensões, do conflito e das mortes de civis, mas o único que tem capacidade para pressionar Israel neste momento são os Estados Unidos. Há muito que a Europa não tem" essa capacidade, garantiu Josep Borrell, num fórum organizado pelo Instituto Real Elcano.

Borrell considerou que, por mais que se insista na solução de dois Estados, que é a posição oficial das Nações Unidas e da União Europeia (UE), "a cada dia que passa essa solução é mais difícil, se é que ainda existe".

Segundo o alto representante da UE, "o mundo olhou para o outro lado durante alguns anos e quis esquecer o conflito entre Israel e Palestina, mas o problema continua e o que está a acontecer é a manifestação do desespero do povo palestiniano, que não vê nenhuma saída viável para sua situação".

Borrell defendeu que a contribuição financeira e humanitária de Bruxelas não seja menosprezada, referindo que, sem isso, "a situação seria muito pior", mas reconheceu que "não é o que resolve o problema".

A atual escalada de violência, a pior dos últimos anos e que teve início na segunda-feira, já resultou na morte de mais de 83 palestinianos em Gaza, 17 dos quais crianças, devido a bombardeamentos do exército israelita.

Em Israel, sete pessoas - incluindo uma criança e um adolescente - também foram mortas por foguetes disparados pelo Hamas na Faixa de Gaza.

Leia Também: Hamas dá conta de mais de 80 palestinianos mortos em ataques israelitas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório