Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Dois críticos do poder apresentam candidatura às presidenciais no Irão

Dois ex-deputados iranianos críticos do poder, Ali Motahari e Mahmud Sadegui, apresentaram hoje oficialmente a sua candidatura às presidenciais de junho, constataram jornalistas da agência France-Presse em Teerão.

Dois críticos do poder apresentam candidatura às presidenciais no Irão
Notícias ao Minuto

15:26 - 13/05/21 por Lusa

Mundo Irão

Ambos viram a sua candidatura às legislativas de 2020 invalidadas pelo Conselho dos Guardiães da Constituição, órgão não eleito que também está encarregue de validar os candidatos às presidenciais.

O mais conhecido dos dois, Ali Motahari, 63 anos, cumpriu três mandatos consecutivos como deputado de 2008 a 2020.

Ficou conhecido pelas suas diatribes contra o ex-presidente Mahmud Ahmadinejad, ultraconservador e populista (2005-2013), que também já apresentou a candidatura às próximas eleições no Irão.

Durante o seu último mandato no parlamento, Motahari criticou regularmente o modo como o poder era exercido e a repressão dos opositores.

Também pediu incansavelmente o levantamento da prisão domiciliária de Mir Hossein Mussavi e de Mehdi Karubi, os dois dirigentes do "movimento verde" de contestação à reeleição de Ahmadinejad em 2009.

O seu pai, o 'ayatollah' Morteza Motahari, era um dos teóricos da revolução de 1979 e um próximo do ayatollah Khomeini, fundador da República Islâmica.

Motahari, que defende pontos de vista conservadores em certas questões sociais, como o véu obrigatório para as mulheres, indicou que iria apresentar-se como candidato independente.

Mahmud Sadegui, 59 anos, é advogado de formação e membro da corrente reformadora. Só realizou um mandato como deputado (2016-2020), durante o qual provou ser a voz dos reformadores no parlamento.

Os iranianos são chamados às urnas a 18 de junho para eleger um sucessor para o Presidente Hassan Rohani, a quem a Constituição proíbe que dispute um terceiro mandato consecutivo.

Desde a abertura na terça-feira do período de entrega das candidaturas, mais de uma centena de pessoas, na maioria desconhecidos, entregaram um dossier no Ministério do Interior.

De acordo com o calendário oficial, a lista dos candidatos validados pelo Conselho dos Guardiães deve ser divulgada a 26 ou 27 de maio.

Leia Também: Irão diz estar preparado para restabelecer relações com Arábia Saudita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório