Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Internamentos seguem 'a descer' e recuperados a aumentar

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos seguem 'a descer' e recuperados a aumentar
Notícias ao Minuto

08:05 - 13/05/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

Portugal registou nas últimas 24 horas mais uma morte e 436 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, indica o relatório da DGS.

Depois de viverem meses de grande pressão, de registarem dezenas de mortes diárias, os hospitais portugueses vivem agora uma fase de acalmia em que os doentes internados com Covid-19 não chegam às duas dezenas em cada hospital. E se há  hospitais que já recuperaram toda a atividade, como consultas e cirurgias em atraso, alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h03 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link

16h02 - Na próxima quinzena, o teletrabalho continua a ser obrigatório, esclarece a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

15h55 - Odemira continua em situação de alerta. Apesar do levantamento da cerca sanitária, esta semana, nas freguesias de Longueira-Almograve e de São Teotónio, só a primeira avança à quarta fase de desconfinamento. No caso de São Teotónio, avança apenas até às regras de 5 de abril, que implicam a reabertura das lojas e o funcionamento das esplanadas.

15h53 - Concelhos onde as regras se mantêm: Resende continua com as regras de 5 de abril.

15h50 - Concelhos que avançam no desconfinamento: Carregal do Sal (que estava com as regras de 5 de abril), Cabeceiras de Basto e Paredes (tinham recuado às regras de abril) acompanham agora o resto do país na quarta fase de desconfinamento.

15h45 - Terminou a reunião do Conselho de Ministros. Acompanhe aqui a conferência de imprensa.

15h42 - No México, arranca a vacinação das pessoas entre os 50 e os 59 anos. Cidadãos desta faixa etária podem agora inscrever-se online.

15h35 - Omã vai suspender o recolher obrigatório noturno a partir de sábado, mas as lojas e outras atividades comerciais terão de permanecer encerradas entre as 20h00 e as 04h00, anunciaram as autoridades.

O recolher obrigatório estava em vigor no país entre as 19h00 e as 04h00.

15h28 - Dados atualizados em Cuba. País registou 1.186 novos casos de Covid-19 e 10 mortes nas últimas 24 horas.

15h20 - As autoridades de saúde da Tailândia deram autorização ao uso de emergência da vacina da Moderna. Esta é a quarta vacina aprovada até agora no país. 

15h13 - Gráfico mostra evolução da vacinação no Reino Unido desde dezembro.

14h55 - O maior número de óbitos associados à covid-19 desde o início da pandemia no Algarve registou-se a 13 de fevereiro, com onze mortes, mês em que se atingiu também o pico de doentes internados, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.

14h32 - O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) tem oito doentes internados com covid-19 e, destes, cinco estão em enfermaria e três na unidade de cuidados intensivos, não se registando óbitos desde o dia 26 de abril, informou hoje a unidade hospitalar.

14h26 - Dados atualizados nos Açores. Arquipélago registou, nas últimas 24 horas, 27 novos casos de covid-19, 20 dos quais detetados em Rabo de Peixe, que soma assim 92 dos 197 casos ativos na ilha de São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde.

14h16 - A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) vincou hoje a sua indignação perante "o tratamento de exceção concedido ao futebol", perante os festejos do Sporting, considerando que existem "dois pesos e duas medidas" por parte do Governo. 

14h10 - Mais de 700 pessoas comunicaram ao SNS 24 resultados de autotestes positivos ao novo coronavírus ou inconclusivos desde o dia 05 de abril, segundo dados divulgados à Lusa pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

14h04 - Portugal com 436 novos contágios e apenas um morte, na região de Lisboa e Vale do Tejo. Acaba de ser divulgado o relatório da DGS relativo à situação epidemiológica nas últimas 24 horas e que indica que mais 340 pessoas que recuperaram da doença, totalizando 801.961 desde o início da pandemia.

No que diz respeito aos internamentos, há neste momento 244 doentes hospitalizados (menos quatro em relação à véspera), dos quais 70 em unidades de Cuidados Intensivos (menos um).

Com esta atualização, Portugal contabiliza 840.929 contágios, 16.999 vítimas mortais e 801.961 recuperados desde o início da pandemia.

13h31 - Listas de espera atingem números recorde nos hospitais britânicos. Quase cinco milhões de pessoas estão em lista de espera por tratamento hospitalar, anunciou o Serviço Nacional de Saúde britânico. É o maior número de sempre, numa altura em que os hospitais tentam recuperar do impacto da Covid-19.

13h20 - A Associação da Hotelaria de Portugal defendeu hoje a vacinação prioritária de profissionais do turismo e toda a população do Algarve, enquanto principal destino turístico nacional, cuja economia depende largamente daquela atividade.

A Associação entende que a região algarvia precisa de uma rápida retoma da atividade turística, tendo, para isso, apresentado hoje à 'task force' do plano de vacinação contra a covid-19 a proposta de vacinação prioritária para os habitantes e trabalhadores daquela geografia.

12h57 - Pandemia fez pelo menos 3.333.603 mortos em todo mundo desde que foi detetada na República Popular da China, em finais de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

12h45 - Madeira atinge recorde de vacinas administradas num só dia. Foram feitas 3.422 inoculações na quarta-feira em diversos concelhos da região, informou hoje o Governo Regional.

12h40 - Rabo de Peixe com medidas reforçadas, mas sem cerca sanitária. As medidas de contenção da pandemia de covid-19 na vila de Rabo de Peixe, nos Açores, vão ser reforçadas, mas afasta-se uma nova cerca sanitária, disse hoje à Lusa fonte da Secretaria Regional da Saúde.

12h35 - Espanha recebe 13 milhões de vacinas da Pfizer em junho, o dobro do que recebeu em maio. Assim sendo, tudo indica que o país vai cumprir a meta de atingir os 33 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 até meados de agosto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

12h20 - UEFA confirma final da Champions no Dragão com 12 mil adeptos, seis mil do Manchester City e outros tantos do Chelsea. A final da Liga dos Campeões será disputada no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, a 29 de maio.

O presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, considerou que é "com honra e entusiasmo" que a cidade receba a final da Liga dos Campeões de futebol. Rui Moreira deixou agradecimentos à FPF, à UEFA e ao Governo português, pelo empenho que tiveram nesta realização, considerando-a "muito importante para a retoma da atividade na cidade".

12h05 - Maiores de 55 anos já podem agendar vacinação. Novo alargamento da faixa etária a vacinar passou a estar disponível esta quinta-feira, anunciou hoje a 'task force' responsável pelo processo de vacinação. 

O formulário para o auto-agendamento está disponível aqui.

Segundo o calendário da 'task force', as vacinações para esta nova faixa etária só deverão começar a partir do próximo dia 24 de maio.

11h55 - Mais de 30 cidades japonesas cancelaram os planos para acolher atletas olímpicos e paralímpicos antes dos Jogos Tóquio2020, devido à atual situação pandémica, noticia hoje a imprensa japonesa.

11h27 - Aumenta percentagem de franceses que quer ser vacinada, revela a plataforma Our World In Data. Em dezembro, apenas 20% dos franceses dizia estar disposto a ser vacinado. Neste momento, mais de 50% estão vacinados ou pretendem ser.

11h15 - Ohio cria lotaria para incentivar vacinação. O anúncio foi feito pelo governador Mike DeWine, que explica que a nova lotaria acontecerá uma vez por semana durante cinco semanas, na quarta-feira. Pode jogar quem tiver mais de 18 anos, for residente daquele  estado norte-americano e já estiver vacinado.

10h50 - A China envia meio milhão de doses da vacina contra a Covid-19 para o Bangladesh.

10h32 - Dados atualizados de Timor-Leste. Timor-Leste registou hoje mais três mortes de pessoas infetadas com covid-18, duas em Díli e uma em Liquiçá, e 253 novas infeções com o SARS-CoV-2, o maior número de sempre num dia.

10h20 - Multas até 100 euros para quem violar regras das praias.  A Polícia Marítima vai multar quem não use máscara nos acessos às praias, nos restaurantes, balneários, paredões e até quem jogue raquetas no areal ou decida frequentar uma praia com ocupação plena durante o verão. A notícia é avaançada pelo Jornal de Notícias, que conta que as multas vão dos 50 aos 100 euros e constam no projeto de decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros.

Os concessionários também vão ser alvo de contraordenações mais pesadas, se falharem na higienização e limpeza dos seus equipamentos ou não afixarem, em local visível, as normas dos banhistas. Para estes as multas variam entre os 500 e mil euros.

09h45 - Atingido limite de peregrinos no Santuário de Fátima. O limite de 7.500 pessoas estipulado para as celebrações da peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, que hoje termina, foi atingindo pelas 08h50.

09h40 - Dados atualizados de África. Continente registou mais 301 mortos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 125.404 óbitos desde o início da pandemia, e 8.746 novos casos, segundo dados oficiais.

09h27 - A Dinamarca dá hoje início aos processos para exumação de martas mortas devido à Covid-19 e indevidamente enterradas.

08h48 - Alterações aos apoios sociais serão pagas já este mês. As novas regras dos apoios sociais entram em vigor já em maio e "serão pagas em maio pela Segurança Social". A garantia foi deixada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Parlamento, na quarta-feira. 

08h33 - Rússia deteta primeiros casos da variante indiana em 16 estudantes da Universidade Estadual de Ulyanovsk, a 700 quilómetros de Moscovo.

08h05 - Mistura de vacinas: Estudo encontra risco aumentado de sintomas. O estudo, liderado pela Universidade de Oxford, analisou as respostas do sistema imunitário de pessoas que receberam uma dose da vacina Oxford-AstraZeneca seguida por a injeção Pfizer-BioNTech e vice-versa.

07h50 - Apoio à retoma progressiva. Já este mês, as empresas que cumpram os requisitos, podem continuar a reduzir o período normal de trabalho (PNT) até ao máximo de 100%, e em junho também podem fazê-lo, mas com limites quanto ao número de trabalhadores a abranger pela medida.

07h40 - Dados atualizados da Índia. As mortes por coronavírus na Índia ultrapassaram as quatro mil pelo segundo dia consecutivo e as infeções subiram para 360.000 nas últimas 24 horas.

07h33 - Hospitais vivem fase de acalmia depois de meses sob grande pressão. Depois de viverem meses de grande pressão, de registarem dezenas de mortes diárias, os hospitais portugueses vivem agora uma fase de acalmia em que os doentes internados com Covid-19 não chegam às duas dezenas em cada hospital.

Após o cancelamento de mais de um milhão de consultas e de 150 mil cirurgias devido à Covid-19, os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia.

07h22 - Tailândia com pior surto desde o início da pandemia. As autoridades tailandesas anunciaram hoje quase 5 mil casos de covid-19, mais de metade dos quais descobertos nas prisões sobrelotadas de Banguecoque.

07h20 - Dados atualizados da Alemanha. País registou mais 17.419 casos e 278 mortos em 24 horas. Em termos acumulados, e segundo dados do Instituto Robert Koch, a Alemanha soma agora 3.565.704 casos e 85.658 mortes relacionadas com o novo coronavírus.

07h15 - O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), António Costa Silva, diz que a retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa.

07h10 - Enquanto dormia:

07h10 - Bom dia! Recorde aqui os principais desenvolvimentos, que ocorreram durante o dia de ontem, sobre a pandemia em Portugal e no Mundo. 

Leia Também: AO MINUTO: Festejos? Quando as coisas correm bem "marcamos autogolos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório