Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Na Índia, alguns populares banham-se em excremento de vaca contra a Covid

Médicos alertam que a prática não tem qualquer evidência científica e pode ser perigoso. A Índia está a braços com uma segunda vaga que dura há mais de um mês.

Notícias ao Minuto

22:40 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

É, com certeza, um alerta fora do normal, mas foi feito. Os médicos indianos apelaram aos cidadãos para que não usem excremento de vaca como prevenção contra a Covid-19, uma vez que - para além de ser uma medida severamente contrária à profilaxia, contribuindo para a dispersão de doenças - não há qualquer evidência científica para o efeito.

A prática é levada a cabo no estado de Gujarate, no extremo oeste da Índia, onde alguns populares se dirigem a estábulos uma vez por semana para cobrir o corpo com excremento e urina de vaca, acreditando que lhes aumenta a imunidade contra o novo coronavírus ou, em caso de infeção, os ajuda a recuperar.

Os participantes colocam a mistura de urina e excrementos nos seus corpos e, enquanto esperam que seque, praticam ioga, para aumentar os níveis de energia. No final, lavam-se com leite, conforme pode ver na galeria acima, reunida pela Reuters.

Recorde-se que, à luz do hinduísmo, as vacas são um símbolo sagrado da vida e da Terra e os seus excrementos são usados, por alguns crentes, para limpar a casa e em rituais de oração, por se acreditar que tem propriedades terapêuticas e antissépticas.

A Índia registou esta quarta-feira 4.205 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde o início da pandemia.

O país, a braços com uma segunda vaga que dura há mais de um mês, totaliza agora 254.197 mortes desde o início da pandemia e mais de 22,6 milhões de casos confirmados, com especialistas a indicar que os números reais poderão ser cinco a dez vezes mais elevados.

Leia Também: Covid-19: Variante da Índia é a quarta considerada preocupante pela OMS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório