Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Republicanos da Câmara dos Representantes afastam Liz Cheney da liderança

Os republicanos votaram para substituir a número três na liderança republicana na câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos devido à sua contínua repudiação das mentiras de Trump sobre as eleições.

Republicanos da Câmara dos Representantes afastam Liz Cheney da liderança
Notícias ao Minuto

15:33 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Partido Republicano EUA

Os republicanos da Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano votaram esta quarta-feira para afastar Liz Cheney da liderança do partido nesta câmara, onde era a número três nas fileiras republicanas, segundo o The New York Times.

A decisão demonstra a atual intolerância do Grand Old Party (G.O.P) para aqueles, como Liz Cheney, que não são leais a Donald Trump e criticam-no publicamente.

A votação decorreu numa reunião à porta fechada esta manhã, um dia depois da congressista, eleita pelo estado do Wyoming, ter feito um desafiante discurso final, no qual voltou a repudiar as mentiras de Trump sobre as eleições. Um discurso que foi recebido com apupos por parte dos republicanos da Câmara dos Representantes.

Liz Cheney instou os republicanos a “não deixarem” que o antigo presidente os faça regredir, e advertiu que o seu partido está a seguir um caminho que pode resultar na sua “destruição” e “possivelmente a destruição do nosso país”. Cheney acrescentou que, se o partido queria um líder que vai “espalhar as suas mentiras destrutivas”, deviam votar para afastá-la da liderança na Câmara dos Representantes. Algo que se veio a verificar.

Ao sair da reunião que determinou o seu afastamento da liderança republicana na câmara baixa do Congresso, Cheney manteve a sua posição e reiterou o compromisso de fazer de “tudo para garantir que o antigo presidente nunca mais volta a aproximar-se da Sala Oval”.

“Devemos seguir em frente baseando-nos na verdade. Não podemos abraçar tanto a grande mentira como a Constituição”, ressalvou.

Leia Também: Mais de 100 republicanos admitem deixar o G.O.P e formar terceiro partido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório