Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Direção da OMS não investigou acusações de abuso sexual na RDCongo

A direção da Organização Mundial de Saúde (OMS) estava a par das acusações de assédio sexual durante o surto de Ébola em 2019, e não a investigou, de acordo com uma investigação da Associated Press.

Direção da OMS não investigou acusações de abuso sexual na RDCongo
Notícias ao Minuto

23:25 - 11/05/21 por Lusa

Mundo RDCongo

De acordo com a investigação da AP, baseada em relatórios, email internos, reuniões e entrevistas aos intervenientes, em 2019 a direção da OMS foi informada por uma enfermeira, Shekinah, que um médico canadiano, Boubacar Diallo, que se vangloriava de ser amigo do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lhe ofereceu um emprego em troca de sexo.

"Dadas as dificuldades financeiras da minha família, eu aceitei", contou a enfermeira de 25 anos, que passou a ganhar o dobro do que ganhava até então.

"Quando um funcionário e três peritos em Ébola a trabalhar na RDCongo informaram a direção da OMS sobre as preocupações face aos abusos sexuais de Diallo, foi-lhes dito que não abordassem o assunto", lê-se na investigação da AP, que vinca que a direção da OMS foi não só informada, como questionada sobre o que devia ser feito perante as acusações.

Para além de Diallo, também o médico Jean-Paul Ngandu estará envolvido, sendo acusado de engravidar uma jovem e de ter feito um acordo financeiro, assinado por membros da OMS enquanto testemunhas, para que o caso não fosse divulgado.

"Num contrato feito num notário e obtido pela AP, dois funcionários da OMS, incluindo um diretor, assinaram como testemunhas confirmando que Ngandu iria pagar à jovem, suportar os custos de saúde e comprar-lhe terras", lê-se na investigação da AP sobre os abusos na RDCongo.

Ngandu nega ter feito qualquer coisa de errado e diz que assinou o acordo "para proteger a integridade e a reputação da OMS", segundo a AP, que aponta que a investigação revelou que pelo menos oito diretores assumiram em privado que a Organização não fez o suficiente para impedir estes abusos.

"Não se pode apontar para este caso e dizer que houve uma operação no terreno que correu mal, de certa forma isto é a ponta do iceberg", disse o chefe de emergências, Michael Ryan, numa reunião interna.

No dia 15 de outubro, o responsável máximo da OMS nomeou um painel independente para investigar estas e outras acusações sobre os abusos sexuais na RDCongo, cujas conclusões deverão ser conhecidas em agosto.

Leia Também: Ébola. República Democrática do Congo declara fim do 12.º surto no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório