Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Irão: Apresentação de candidaturas para presidenciais abriu oficialmente

O registo de candidatos para as eleições presidenciais de 18 de junho no Irão começou hoje em Teerão e durará cinco dias, constatou um jornalista da agência francesa de notícias AFP.

Irão: Apresentação de candidaturas para presidenciais abriu oficialmente
Notícias ao Minuto

13:55 - 11/05/21 por Lusa

Mundo Irão

Os media estatais divulgaram imagens da entrega das candidaturas, operação que começou às 08:00 (04:30 em Lisboa) no Ministério do Interior na capital iraniana.

As candidaturas devem agora ser validadas pelo Conselho de Guardiães da Constituição, órgão não eleito e encarregado do controlo das presidenciais e da aprovação dos candidatos.

O conselho deve transmitir a lista dos candidatos aprovados ao Ministério do Interior, para que ela seja divulgada entre 26 e 27 de maio, segundo o calendário oficial. No dia seguinte iniciar-se-á a campanha eleitoral de 20 dias.

Hoje ao meio-dia, o general de brigada Mohammad Hassan Nami, antigo ministro das Telecomunicações, era o único nome conhecido a ter apresentado uma candidatura, segundo os media iranianos.

O diário Hamchahri referiu que Nami foi adido militar na Coreia do Norte e tem um doutoramento em Gestão na Universidade Kim Il-sung do país.

O supremo líder iraniano, Ali Khamenei, apelou por diversas vezes nos últimos meses a uma grande participação nas presidenciais, após a abstenção recorde nas legislativas de fevereiro de 2020 (mais de 57%), marcadas pela desqualificação em massa de candidatos reformadores e moderados.

Mais de duas dezenas de personalidades públicas anunciaram oficialmente a intenção de se candidatarem, mas vários políticos importantes deixam dúvidas, como o antigo presidente do parlamento Ali Larijani (conservador moderado), o seu sucessor Mohammad Bagher Ghalibaf (conservador), o chefe da Autoridade Judiciária, Ebrahim Raissi (ultraconservador), ou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif (moderado).

Ainda que o ayatollah Khamenei seja o responsável pelas decisões finais em todas as questões do país, a importância destas eleições não deixa de ser alta, quando decorrem em Viena negociações entre o Irão e as grandes potências para salvar o acordo nuclear de 2015.

Leia Também: Irão denuncia comportamento "não profissional" da Marinha dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório