Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Jerusalém. UE pede fim da violência e considera "inaceitáveis" os ataques

O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, pediu hoje o fim imediato da violência em Jerusalém, considerando que os ataques contra civis são "inaceitáveis".

Jerusalém. UE pede fim da violência e considera "inaceitáveis" os ataques
Notícias ao Minuto

23:32 - 10/05/21 por Lusa

Mundo Jerusalém

Novos confrontos opuseram hoje, na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, fiéis palestinianos e polícia israelita, causando mais de 300 feridos, a grande maioria palestinianos, após um fim de semana de violência na cidade.

Ao fim do dia de hoje, o Hamas afirmou ter disparado, a partir de Gaza, mais de 100 foguetes contra Israel, argumentando tratar-se de uma "resposta aos crimes e à agressão à Cidade Santa".

"Os ataques com 'rockets' na Faixa de Gaza contra a população civil são totalmente inaceitáveis e estão a aumentar", disse o chefe da diplomacia da UE, num comunicado, lamentando o "significativo surto de violência".

Nas últimas horas, também Washington e Londres condenaram o lançamento de foguetes por parte do movimento islamita palestiniano Hamas contra Israel, pedindo contenção, de forma a diminuir as tensões na região.

"Estamos profundamente preocupados com os recentes confrontos e com a violência", disse Josep Borrell, pedindo para que "tudo seja feito para evitar o aumento das tensões".

"A prioridade deve ser evitar mais vítimas civis", concluiu Borrell.

No sábado, a UE tinha pedido às autoridades israelitas para agirem "com urgência" de forma a diminuir as tensões em Jerusalém.

"Os líderes políticos, religiosos e comunitários de todas as fações devem mostrar moderação e responsabilidade e fazer todo o possível para acalmar esta situação explosiva", dissera o porta-voz de Josep Borrell.

Ao longo dos últimos dias, vários países condenaram os atos de violência e pediram uma solução que coloque fim aos dias de violência em Jerusalém.

Leia Também: Jerusalém. Washington e Londres condenam ataques do Hamas contra Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório