Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Mais um soldado da paz morto em ataque a uma base da ONU na RDCongo

Um soldado da paz foi hoje morto no Leste da República Democrática do Congo (RDCongo) durante um ataque das Forças Democráticas Aliadas a um acampamento das Nações Unidas naquele país.

Mais um soldado da paz morto em ataque a uma base da ONU na RDCongo
Notícias ao Minuto

23:51 - 10/05/21 por Lusa

Mundo RDCongo

A militar de 28 anos morreu durante um ataque à base de Kiliya, na região de Beni, por um grupo de homens que ainda não foi identificado, pelas 13:30 locais (mesma hora em Lisboa), dá conta um comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa do Malawi.

Este posto da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) alberga elementos da Força de Intervenção daquela missão.

Contudo, uma fonte da Organização das nações Unidas (ONU) disse à France-Presse (AFP), sob a condição de anonimato, que as suspeitas recaem sobre as Forças Democráticas Aliadas.

O acampamento de Kiliya está localizado a cerca de 15 quilómetros a Sudeste de Beni, perto de uma estrada que conduz à fronteira com o Uganda.

As Forças Democráticas Aliadas são de longe o mais mortífero dos 112 grupos armados identificados no país. Os massacres de mais de 1.000 pessoas nos últimos 18 meses são imputados a estes rebeldes.

Em 11 de março, os Estados Unidos da América (EUA) colocaram este grupo armado na 'lista' de "grupos terroristas" afiliados aos jihadistas do autodenominado Estado Islâmico, grupo que desde 2019 reivindica alguns dos ataques atribuídos às Forças Democráticas Aliadas através dos canais de difusão de propaganda.

Em dezembro de 2017, 15 soldados da paz da Tanzânia morreram durante um ataque semelhante na região de Beni. E dezembro do ano seguinte, outros sete soldados da paz foram mortos durante uma emboscada.

Leia Também: Exército da RDCongo assume poder nas províncias de Kivu do Norte e Ituri

Recomendados para si

;
Campo obrigatório