Meteorologia

  • 13 JUNHO 2021
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

Marinha dos EUA dispara tiros de aviso contra navios iranianos em Ormuz

Um navio da Marinha dos EUA disparou tiros de advertência contra 13 navios iranianos que se aproximaram "agressivamente" de um submarino norte-americano no Estreito de Ormuz, informou hoje o Pentágono.

Marinha dos EUA dispara tiros de aviso contra navios iranianos em Ormuz
Notícias ao Minuto

22:05 - 10/05/21 por Lusa

Mundo EUA

Treze lanchas de ataque rápido da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, aproximaram-se a 150 metros da frota dos EUA, antes de um dos navios da Marinha norte-americana disparar 30 tiros de alerta, em duas rajadas, disse o porta-voz do Pentágono John Kirby.

De acordo com Kirby, os navios iranianos manobraram a alta velocidade em direção a seis navios da Marinha dos EUA que escoltavam o submarino USS Georgia no Estreito de Ormuz e recuaram apenas depois de uma segunda rajada de tiros de advertência.

"Eles atuaram de forma muito agressiva", disse Kirby, numa conferência de imprensa no Pentágono, explicando que os navios iranianos se aproximaram dos navios norte-americanos, incluindo o cruzador de mísseis guiados USS Monterrey.

No domingo, o Monterrey tinha intercetado um carregamento de armas a bordo de um 'dhow' (veleiro tradicional do Oceano Índico) no Mar da Arábia, aparentemente com destino ao Iémen, onde rebeldes houthi são apoiados pelo Irão.

Kirby disse que um dos navios da Marinha norte-americana disparou duas rajadas de tiros de advertência com uma metralhadora de calibre .50: a primeira quando os barcos iranianos chegaram a 300 metros dos navios dos EUA e a segunda quando chegaram a 150 metros.

"Após a segunda rajada de tiros de advertência, os 13 navios de ataque rápido da Guarda Revolucionária recuaram", disse o porta-voz do Pentágono, sem apresentar mais pormenores sobre o incidente.

Leia Também: Afeganistão. EUA saúdam cessar-fogo dos talibãs e apelam à sua extensão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório