Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Levantamento de patentes "não é suficiente"; Rt mantém-se

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Levantamento de patentes "não é suficiente"; Rt mantém-se
Notícias ao Minuto

08:12 - 10/05/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, este domingo, mais uma morte e 324 casos relacionados com a Covid-19. O Norte é a região do país com mais casos registados em 24 horas, sendo também a única região do país onde foi reportada uma vítima mortal.

Também este fim de semana, arrancou o auto-agendamento para a toma da vacina contra a Covid-19 a partir dos 60 anos. O aumento do ritmo de vacinação permitiu começar esta fase mais cedo do que o previsto e o objetivo é que até ao final do mês todas as pessoas nesta faixa etária [60- 65 anos] já estejam vacinadas. 

Ainda em destaque está a cerca sanitária imposta no concelho de Odemira, nomeadamente nas freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve. A assembleia municipal local defendeu, este domingo, que sejam consideradas como "essenciais" quatro medidas "para resolução urgente da situação pandémica vivida em Odemira", as quais são reivindicadas ao Governo. Entre elas está o fim da cerca sanitária e  "medidas imediatas de combate à sobrelotação e insalubridade de habitações" de trabalhadores do setor agrícola, "com a responsabilização dos empregadores".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

15h45 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar neste novo link.

15h44 - Mais de metade dos doentes continuam com sintomas 6 meses após alta. Um estudo hoje divulgado conclui que 60% dos doentes hospitalizados com covid-19 continuam com pelo menos um sintoma seis meses após a alta médica, sobretudo fadiga, dores musculares e dificuldades respiratórias.

15h40 - Chineses da Fosun vão produzir vacina Pfizer-BionNTech. A farmacêutica chinesa Fosun Pharma, que pertence ao grupo Fosun, o maior investidor privado chinês em Portugal, chegou a acordo com a BioNTech para produzir 1.000 milhões de doses da vacina Pfizer-BionNTech contra a Covid-19.

15h01 - África do Sul deteta primeiros casos de variante indiana. As autoridades da saúde da África do Sul detetaram os primeiros casos de infeção no país com uma variante do novo coronavírus inicialmente identificada na Índia, anunciou hoje o ministro da Saúde sul-africano.

15h00 - São "injustas" teses que culpam a Alemanha sobre patentes das vacinas. O primeiro-ministro considerou hoje "injustas" as teses que culpam a Alemanha pela posição menos aberta da União Europeia face ao levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19, salientando que a maioria dos Estados-membros segue idêntica linha.

14h45 - Marcelo Rebelo de Sousa defendeu hoje o levantamento das patentes das vacinas, no sentido em que "deve haver um acesso universal, de todos, às vacinas". Contudo, considera que é uma hipótese insuficiente "porque esta não resolve o problema de fabrico", um problema que precisa de uma resolução rápida, "já para amanhã".

Posto isto Marcelo defendeu que a "UE esteve bem ao pedir ao presidente dos EUA que dê o exemplo e que produza mais [vacinas] para exportar mais".

14h30 - Portugal é o país da UE com menos casos diários por milhão de habitantes. Portugal é o país da União Europeia com menos novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 e continua entre os com menos mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

14h25 - Açores contam hoje com 10 novos casos. Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 10 novos casos positivos de covid-19, sendo 9 em São Miguel e um na Terceira, e hoje há mais três doentes internados, indica o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.

14h04 - Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 158 novos casos e uma morte relacionada com a Covid-19. O R(t) manteve-se nos 0,92 a nível nacional e nos 0,91 a nível do território continental.

13h48 - A Polónia vai encurtar o intervalo entre as tomas de doses das vacinas da Pfizer, Moderna e AstraZeneca, segundo a Reuters.

O intervalo para as doses da vacina da AstraZeneca vai passar de 84 para 35 dias, indicou numa conferência de imprensa Michal Dworczyk, coordenador da vacinação no país. Quanto às vacinas da Pfizer e da Moderna, o intervalo entre a toma das doses vai ser reduzido de 42 para 35 dias. 

13h34 - O apoio ao governo japonês caiu para o nível mais baixo desde que o primeiro-ministro Suga Yoshihide assumiu a liderança. De acordo com a NHK, a maioria da população está insatisfeita com a forma como o governo tem gerido a pandemia. 

Dois terços das pessoas que responderam a uma sondagem consideraram que a resposta do governo nipónico não tem sido positiva. 

13h16 - Os quatro diretores gerais de Saúde do Reino Unido concordaram que o grau de alerta para a pandemia deve passar do nível 4 para o 3, o que significa que a transmissão do coronavírus deixou de aumentar exponencialmente. 

"Graças aos esforços da população do Reino Unido no distanciamento social e ao impacto que estamos a começar a ver do programa de vacinação, o número de casos, mortes e pressão nos hospitais da Covid-19 caíram consistentemente", referem.

12h55 - Para estar protegido, não se esqueça de seguir os conselhos da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Serviço Nacional de Saúde

12h44 - A pandemia no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.294.812 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019. Há no total, 158.221.430 casos de infeção.

12h40 - Turismo do Centro encara período de pós-desconfinamento com "otimismo".  O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, disse hoje à agência Lusa que encara com "otimismo" o período de pós-desconfinamento e o verão deste ano para o setor.

12h29 - Catarina Martins apela à defesa dos Direitos Humanos dos trabalhadores agrícolas em Odemira. Relativamente à situação que se vive em Odemira, Catarina Martins reforçou que "há muita gente a ganhar muito dinheiro com estes abusos" e defendeu que os responsáveis "não podem ficar impunes". A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu que é preciso "garantir que há mais instrumentos para perseguir os que vivem do trabalho destas pessoas".

12h28 - Nepal pede a alpinistas do Evereste ajuda para conquistar a Covid-19. O Nepal está a atravessar uma vaga grave de infeções por coronavírus. A escassez de tanques de oxigénio é tal, que o país está a pedir aos alpinistas do Monte Evereste para trazerem os tanques de oxigénio vazios no seu regresso em vez de abandonarem-nos nas encostas da montanha

12h25 - Espanha apela à "responsabilidade" depois do fim do estado de emergência. O Governo espanhol apelou hoje à "responsabilidade" dos cidadãos e sublinhou que as restrições continuam em vigor, depois das festas de rua a celebrar o fim do estado de emergência na noite de sábado, sem máscaras ou distanciamento social.

12h23 - Os militares portugueses "são sempre os melhores dos melhores". Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje o Regimento de Cavalaria, n.º6, em Braga, numa visita onde agradeceu aos militares pelo seu papel em várias frentes, mas sobretudo na luta contra a pandemia da Covid-19. O Presidente da República enalteceu o contributo dos militares portugueses “no processo que estamos a acabar de viver”, referindo-se à luta contra a Covid-19, e ao papel desempenhado pelos militares “nos lares, nas escolas e no processo de vacinação”.

12h19 - Unidades móveis de vacinação da Gulbenkian alargadas a todo o país. O projeto das Unidades Móveis de Vacinação contra a covid-19, iniciado no Norte, estende-se agora ao resto do país para chegar mais depressa a pessoas com menor acesso aos circuitos de vacinação, anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.
 
12h05 -
Bruxelas aprova ajuda estatal de 22 milhões para empresas da Madeira. A Comissão Europeia aprovou hoje uma ajuda estatal de Portugal, no valor de 22 milhões de euros, para apoiar micro, pequenas e médias empresas (PME) da Madeira afetadas pela pandemia, com perdas financeiras superiores a 25% em 2020.

11h33 - Espanha distribui vacinas da Pfizer. A Espanha recebeu mais de 1,7 milhões de novas doses de vacina contra o coronavírus da Pfizer cuja distribuição entre as comunidades autónomas terá início esta segunda-feira, de acordo com o Ministério da Saúde.

11h23 - A Alemanha levantou o limite de idade para a vacina Janssen, afirmou hoje o Ministro da Saúde, Jens Spahn. A Alemanha recomenda a vacina da Johnson&Johnson contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal.

11h14 - Uma fuga de gás interrompeu, pro momentos, o processo de vacinação em Guimarães. A fuga de gás aconteceu, esta manhã, numa obra junto ao pavilhão multiusos de Guimarães, onde está instalado o Centro de Vacinação. As pessoas que estavam convocadas para o processo de vacinação foram enviadas para casa, revela o Jornal de Notícias, mas o processo já foi retomado.

11h00 - GNR trava entrada a 155 trabalhadores na cerca sanitária em Odemira. A GNR fiscalizou hoje de manhã a entrada de um total de 792 trabalhadores na cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira e recusou a entrada a 155, por não apresentarem testes negativos à covid-19.

10h25 - "Devemos ao sistema de patentes o facto de termos vacina ao fim de 1 ano". Paulo Portas defende que os direitos intelectuais das vacinas contra a Covid-19 não devem ser suspensos. Contudo, admite que o resultado desta posição reflete-se na localização da maior parte das vacinas inoculadas.
 
10h12 - Dados atualizados de África. África registou mais 225 óbitos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 124.434 desde o início da pandemia, e mais 7.837 novas infeções, superadas pelos mais de 11 mil recuperados, segundo os dados oficiais.

09h30 - Regresso às ulas na Bélgica. Os alunos do ensino secundário voltam às aulas, na Bélgica. Depois de estarem em ensino à distancia deste outubro, os alunos belgas regressam hoje às aulas presenciais. Trata-se de mais um passo no alivio das medidas de restrição contra a Covid-19.

08h49 - Boris Johnson anuncia alívio de medidas. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciará hoje o fim de mais medida restritivas na Inglaterra.  

08h41 - Incerteza sobre o futuro no regresso dos estudantes franceses às aulas. Os estudantes franceses do ensino básico e secundário voltaram na passada semana à escola, mas o regresso foi feito em clima de protesto devido à manutenção dos exames nacionais e à incerteza de muitos jovens face ao futuro.

08h20 - Acaba hoje o prazo para pedir estes apoios de maio no âmbito da Covid-19. Termina esta segunda-feira, dia 10 de maio, o prazo para que os beneficiários possam pedir alguns apoios extraordinários, relativos a maio, no âmbito da Covid-19, conforme lembra a Segurança Social. 

"Os requerimentos disponíveis são referentes ao Apoio Extraordinário à Redução da Atividade Económica, Apoio Excecional à Família, Medida Extraordinária de Incentivo à Atividade Profissional e Apoio à Desproteção Social, alusivos ao mês de abril", pode ler-se no site da Segurança Social. 

08h00 - Dados atualizados da Alemanha: Instituto Robert Koch revelou esta segunda-feira o boletim epidemiológico da Alemanha, que deu conta de 6.922 novos casos de infeção e mais 54 óbitos desde ontem. Ambos os indicadores desceram para cerca de metade dos números do dia anterior. 

07h57 - Posição da UE sobre as patentes das vacinas "é insuportável, intolerável". Ana Gomes criticou a decisão dos líderes europeus de não suspenderem as patentes das vacinas, acusando-os de ser um entrave à vacinação universal e igualitária.

07h55 - BioNTech quer instalar fábrica em Singapura para produzir vacinas. O laboratório alemão BioNTech anunciou hoje a intenção de instalar em Singapura uma fábrica de produção de vacinas RNA mensageiro da qual serão feitas várias centenas de milhões de doses desta vacina contra a Covid-19.

07h47 - Impacto da pandemia no mundo do trabalho. O Diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) esteve no Porto para a cimeira social europeia e analisou os efeitos da covid-19 nos trabalhadores. Guy Ryder afirma, de acordo com o Diário de Notícias, que o "impacto da pandemia no mundo do trabalho é quatro vezes maior do que foi em 2008 com a crise financeira".

07h40 - Homens carecas têm o dobro do risco de sofrerem de Covid severa. Uma nova pesquisa sugere que homens calvos com Covid-19 passam o dobro do tempo internados em hospitais, comparativamente a outros indivíduos com cabelo.

07h35 - Números atualizados da Índia: O Ministério da Saúde e do Bem-estar Familiar da Índia anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticados 366.161 novos casos de contágios por coronavírus nas últimas 24 horas (um valor inferior aos 403.738 casos reportados no dia anterior). 

07h26 - Covid é responsável por 40% das mortes entre grávidas este ano no México. A covid-19 foi responsável este ano no México por pelo menos 40% dos óbitos entre as mulheres grávidas, indicou no domingo o Ministério da Saúde mexicano.

07h22 - Academia de Medicina venezuelana pede excedente de vacinas dos EUA. A Academia Nacional de Medicina (ANM) venezuelana pediu ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que doe o excedente de vacinas contra o novo coronavírus à Venezuela.

07h20 - China vai instalar "linha de demarcação" no cume do Evereste. A China vai instalar uma "linha de demarcação" no cume do Evereste para evitar qualquer risco de infeção de covid-19 por alpinistas do Nepal.

07h18- Laos regista primeira morte. Uma mulher de 53 anos que trabalhava num bar de karaoke e sofria de diabetes foi a primeira fatalidade provocada pela covid-19 no Laos, que acumulou 1.300 infeções, mais de 80% das quais registadas no mês passado.

07h17 - Austrália quer regressar aos níveis de imigração pré-pandémica até 2022. O país espera alcançar em 2022 a normalidade na quota de acesso aos trabalhadores estrangeiros e os níveis de entrada antes da pandemia, uma vez reabertas as suas fronteiras internacionais.

07h15 - Casos diários podem superar 1.800 em Timor. O número de casos diários confirmados em Timor-Leste poderá ultrapassar os 1.800 se as atuais medidas preventivas forem removidas, segundo um modelo epidemiológico divulgado hoje pelas autoridades.

07h12 - Confinamentos pioraram casos de osteoporose. A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) alertou que os confinamentos prejudicaram a mobilidade de quem sofre de doenças músculo-esqueléticas e pioraram os casos de osteoporose, doença que afeta acerca de 800.000 portugueses.

07h07 - Enquanto dormia:

Dados do México: México registou 57 mortos e 1.175 infetados devido à covid-19 nas últimas 24 horas.

Dados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 250 mortes causadas pela covid-19 e 23.814 casos da doença nas últimas 24 horas.

07h05 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento sobre a situação da pandemia. Pode rever os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Alívio no Reino Unido à vista?; Brasil com 38.911 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório