Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PR turco exorta mundo islâmico a proteger Jerusalém de ataques de Israel

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou hoje a que todo o mundo, e especialmente os países islâmicos, atuem para pôr fim aos "ataques de Israel" contra os palestinianos em Jerusalém Oriental.

PR turco exorta mundo islâmico a proteger Jerusalém de ataques de Israel
Notícias ao Minuto

10:57 - 09/05/21 por Lusa

Mundo Turquia

"Convido a todos, especialmente os países islâmicos, a tomar medidas eficazes contra os ataques que Israel dirige à mesquita de Al Aqsa, Jerusalém e às casas dos palestinianos", escreveu o chefe de Estado turco no Twitter.

"Um ataque contra a mesquita de Al Aqsa e os templos muçulmanos significa, ao mesmo tempo, um ataque contra nós", acrescentou o Presidente, numa breve comunicação, citada hoje pela agência EFE.

Erdogan defendeu que "proteger a honra e a dignidade da cidade sagrada de Jerusalém é o dever de todo o muçulmano" e que "opor-se aos tiranos que profanam Jerusalém, cidade que abriga santuários de três religiões, com ataques sem respeito, sem consciência e sem moralidade, é obrigação de todo o ser que se diz humano".

Na sexta-feira, polícias israelitas invadiram a Esplanada das Mesquitas para dispersar dezenas de milhares de fiéis ali reunidos, após semanas de tensão e protestos contra o despejo iminente de várias famílias palestinas no bairro Seij Jarrah, em favor de organizações de colonos judeus.

No sábado, voltaram a registar-se confrontos, que provocaram no total cerca de 300 feridos.

Leia Também: Mais de 90 feridos em novos confrontos em Jerusalém

Recomendados para si

;
Campo obrigatório