Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Costa, Michel e Von der Leyen só falam à imprensa após reunião UE-Índia

A conferência de imprensa que estava inicialmente prevista para depois da reunião informal dos líderes europeus foi cancelada, e António Costa, Charles Michel e Von der Leyen só falarão agora à imprensa após a reunião de líderes UE-Índia.

Costa, Michel e Von der Leyen só falam à imprensa após reunião UE-Índia
Notícias ao Minuto

12:56 - 08/05/21 por Lusa

Mundo Cimeira Social

Após a reunião informal do Conselho, que terminou por volta das 12:10, os líderes europeus reuniram-se diante do Palácio de Cristal apenas para tirarem a fotografia de família, seguindo de imediato para a cimeira, por videoconferência, com a Índia, prestes a começar.

Segundo o programa, a conferência de imprensa em questão iria contar com a participação do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro português, António Costa.

No entanto, segundo fontes europeias, a conferência em questão foi cancelada, e os três líderes europeus só prestarão declarações à imprensa após a reunião de líderes UE-Índia, numa conferência de imprensa onde também está previsto participar o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Apesar de Charles Michel, Ursula von der Leyen e António Costa não terem falado à imprensa, vários chefes de Estado e de Governo da UE -- entre os quais o Presidente francês, Emmanuel Macron -- mantiveram, em paralelo, as suas respetivas conferências de imprensa.

Está previsto que a reunião de líderes UE-Índia tenha início às 13:00.

A reunião de líderes UE-Índia, que hoje se realiza no Porto, visa relançar as negociações sobre comércio e investimento e reforçar a cooperação noutras áreas, nomeadamente na tecnologia e na saúde.

O encontro junta os líderes dos 27 Estados-membros e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que acabou por cancelar a viagem a Portugal devido à situação pandémica na Índia e participa por vídeoconferência.

A UE é o maior parceiro comercial da Índia e o segundo maior destino das exportações indianas.

Leia Também: "Ninguém está condenado a ficar para trás. O problema é de todos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório