Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

EUA. Polícia condenado pelo homicídio de homem em risco de suicídio

Vítima chamou a polícia a pedir ajuda, porque se ia suicidar. "Um homem inocente foi assassinado. Pediu ajuda e apareceu-lhe o Ben Darby", defenderam os procuradores.

EUA. Polícia condenado pelo homicídio de homem em risco de suicídio
Notícias ao Minuto

23:29 - 07/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um agente da polícia de Alabama foi esta sexta-feira condenado pelo homicídio de um homem em risco de suicídio, de acordo com a imprensa norte-americana.

O caso remonta a 3 de abril de 2018, quando as autoridades policiais foram chamadas pela própria vítima, Jeff Parker, que avisou da intenção de cometer suicídio e informou que tinha uma arma. O agente William Ben Darby acabou por balear mortalmente Parker.

O julgamento decorreu esta sexta-feira, tendo os jurados deliberado por duas horas até chegar ao veredito. O juiz estabeleceu a fiança do agente em 100 mil dólares e foi levado do tribunal para a prisão.

O chefe da polícia de Hunstville, Mark McMurray, manifestou-se "chocado" com a decisão, em conferência de imprensa. "Estamos ainda em choque. Ainda que manifestemos agradecimento aos jurados pelo seu serviço, não acreditamos que o agente Darby seja um assassino".

Em 2018, quando William Ben Darby chegou ao local, já se encontrava presente a agente Genisha Pegues, sua superior, que estava a tentar falar com a vítima. Pegues disse em tribunal que estava a tentar amenizar a situação, até à chegada do colega, contra quem acabou por testemunhar.

As câmaras corporais mostram Darby a entrar dentro de casa armado e a alvejar Parker em 11 segundos. "Aponta a merda da tua arma contra ele", gritou Darby à colega, antes de ordenar que este largasse a sua arma, que não estava apontada aos agentes, segundo se pode ver nas imagens.

A vítima não baixou a arma e Darby alvejou-o na cara.

A defesa argumentou que Darby teve que disparar porque Parker não obedeceu e poderia ter apontado a arma aos agentes a qualquer instante. Os procuradores defenderam que Darby disparou apenas porque a vítima não obedeceu às suas ordens. "Um homem inocente foi assassinado. Pediu ajuda e apareceu-lhe o Ben Darby", defenderam.

--

Serviços telefónicos de apoio emocional e prevenção ao suicídio em Portugal

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) -  213 544 545 (Número gratuito)

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

Leia Também: Julgamento dos envolvidos na morte de Ahmaud Arbery marcado para outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório