Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Hezbollah diz que diálogo entre Teerão e Riade pode "apaziguar" tensões

As conversações entre o Irão e a Arábia Saudita poderão "acalmar" as tensões regionais, previu hoje o líder do movimento libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, aliado de Teerão.

Hezbollah diz que diálogo entre Teerão e Riade pode "apaziguar" tensões
Notícias ao Minuto

20:02 - 07/05/21 por Lusa

Mundo Hezbollah

Nasrallah citou encontros no Iraque entre os dois rivais regionais e declarações recentes do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, que disse desejar "relações boas e especiais com o Irão".

"Apoiamos qualquer diálogo envolvendo o Irão a nível internacional ou árabe. Isso vai ajudar a apaziguar a região e a fortalecer o eixo da resistência" face a Israel, inimigo do Hezbollah e do Irão, afirmou Nasrallah.

O "eixo de resistência" inclui o Irão e os seus aliados envolvidos contra Israel e a presença norte-americana no Médio Oriente.

O movimento armado xiita do Hezbollah é geralmente adepto de declarações hostis à Arábia Saudita, sunita, que considera o movimento uma "organização terrorista".

De acordo com o Presidente iraquiano, Barham Saleh, o Iraque já acolheu negociações entre Ríade e Teerão "mais de uma vez", e mais conversações estão previstas, de acordo com fontes diplomáticas.

As declarações de Nasrallah foram proferidas por ocasião do "Dia de Jerusalém", celebrado anualmente por Teerão e seus aliados na quarta sexta-feira do mês do Ramadão.

Leia Também: Israel é "uma base terrorista" a "combater", diz líder supremo iraniano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório