Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Israel é "uma base terrorista" a "combater", diz líder supremo iraniano

O Estado de "Israel não é um país, mas uma base terrorista" a combater, declarou hoje o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, prevendo mais uma vez a "queda", segundo ele inevitável, do "regime sionista inimigo".

Israel é "uma base terrorista" a "combater", diz líder supremo iraniano
Notícias ao Minuto

13:31 - 07/05/21 por Lusa

Mundo Ali Khamenei

"Desde o primeiro dia (do seu estabelecimento na Palestina, então sob mandato britânico, na primeira metade do século XX), os sionistas transformaram a Palestina ocupada numa base para o terrorismo", afirmou o ayatollah Khamenei, num discurso transmitido pela televisão.

"Israel não é um país, mas uma base terrorista contra a nação palestiniana e as outras nações muçulmanas. Combater este regime despótico é lutar contra a opressão e o terrorismo e é o dever de todos", adiantou o líder supremo, que falava por ocasião do "Dia de Jerusalém" celebrado na República Islâmica na quarta sexta-feira do mês do Ramadão.

Khamenei criticou o "acordo do século", como foi designado pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump no seu "plano de paz" para o Médio Oriente, saudado pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, mas rejeitado pelos palestinianos.

O ayatollah voltou também a condenar as recentes normalizações das relações entre Israel e vários países árabes.

"O fracassado 'acordo do século' e as tentativas de normalização das relações entre o regime de ocupação (Israel) e alguns governos árabes fracos são ações cobardes para escapar ao pesadelo (que é para eles) a unidade dos muçulmanos", declarou Khamenei.

"Digo-o com veemência: estes esforços não levarão a lugar algum. O declínio e o movimento do regime sionista em direção à queda começaram e não vão parar", afirmou.

A República Islâmica instaurada no Irão em 1979 não reconhece o Estado de Israel proclamado em maio de 1948 após o seu reconhecimento por uma resolução das Nações Unidas.

O apoio demonstrado por Teerão à causa palestiniana tem sido uma constante da política externa iraniana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório