Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

México fará queixa se for financiada organização "golpista"

O Presidente do México, Andres López Obrador, anunciou hoje que apresentará uma queixa junto dos Estados Unidos, caso se confirme um financiamento à que designa como organização "opositora e golpista" Mexicanos Contra a Corrupção e Impunidade (MCCI).

México fará queixa se for financiada organização "golpista"
Notícias ao Minuto

19:12 - 06/05/21 por Lusa

Mundo México

"Apresentaremos uma queixa ao governo dos EUA porque é interferência, é intervencionismo. Se eles estão a financiar estas organizações, sim, nós vamos fazê-lo", disse Obrador, numa conferência de imprensa.

López Obrador referia-se a uma reportagem da revista mexicana Contralínea, em que refere que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID, na sigla em inglês) foi o principal financiador do MCCI entre 2018 e 2020, com quase 1,28 milhões de dólares (1,06 milhões de euros).

O fundador do MCCI, Claudio González, que investiga casos de corrupção, é o empresário que promoveu a criação do movimento "Yes for México", que junta organizações e partidos opositores a López Obrador.

"Preocupo-me muito com a interferência dos Estados Unidos, se for verdade; não tenho dúvidas sobre a oposição e a atitude golpista de Claudio Gonzalez e outros, sempre impediram o progresso", disse o Presidente.

Esta não é a primeira vez que o Governo de López Obrador denuncia organizações civis críticas do seu governo de receberem dinheiro do estrangeiro.

Em agosto de 2020, o Presidente mexicano exibiu, em conferência de imprensa, uma lista de nove organizações que criticaram o seu projeto do Comboio Maia, no sudeste do México, e que receberam quase 14 milhões de dólares de cinco fundações norte-americanas desde 2006.

López Obrador, no mês de março, questionou a organização Artigo 19.º, que promove a liberdade de imprensa e de expressão, por receber fundos de países como os Estados Unidos e o Reino Unido, uma prática comum na cooperação internacional para o desenvolvimento.

Antes, na mesma conferência de imprensa, López Obrador disse haver "uma relação muito boa com o governo dos EUA".

O López Obrador destacou próxima visita, em 08 de junho, da vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, com quem terá também uma reunião virtual esta sexta-feira para abordar a migração regional.

"Há excelentes condições nas relações com os Estados Unidos, as relações são muito boas, tanto que falaremos com a vice-Presidente, que depois visitará o México", concluiu.

Leia Também: Seca no México faz ressurgir Igreja que estava submersa há 40 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório