Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cimeira Social: Pedro Sánchez vai pedir maior ambição na agenda social

O chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, vai apelar à União Europeia (UE), na Cimeira Social do Porto desta sexta-feira, para que seja mais ambiciosa na sua agenda social, dadas as consequências socioeconómicas da pandemia.

Cimeira Social: Pedro Sánchez vai pedir maior ambição na agenda social
Notícias ao Minuto

18:58 - 06/05/21 por Lusa

Mundo Cimeira Social

Segundo o executivo espanhol, esta é uma das mensagens que Sánchez vai transmitir aos líderes da UE naquela que é a primeira cimeira presencial europeia em 2021, visto que as realizadas até agora, neste ano, ocorreram em formato virtual devido às restrições contra a covid-19.

No Porto vão estar, presencialmente, 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo, participando os restantes três -- a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros holandês, Mark Rutte, e maltês, Robert Abela -- por videoconferência.

O Governo espanhol considera que o seu apelo surge no momento ideal para promover o plano de ação para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, no centro da agenda da Cimeira do Porto, tendo em conta que os cidadãos continuam a sofrer as consequências económicas e sociais da pandemia.

Nesse sentido, Pedro Sánchez quer que a Declaração do Porto seja o mais ambiciosa possível, tendo em conta o documento que apresentou há dias em Bruxelas, intitulado "Uma agenda social renovada e ambiciosa", no qual defende uma recuperação pós-pandemia verde, digital e social.

Na Cimeira, o presidente do Conselho de Ministros espanhol participará num debate sobre o emprego, no qual incentivará os Estados-membros a aproveitarem os respetivos Planos de Recuperação e Resiliência para reduzir a taxa de desemprego e abordar as causas das desigualdades.

O executivo espanhol apela à saída da crise através da criação de empregos de qualidade, do aumento dos salários mínimos, da eliminação das desigualdades estruturais sofridas pelas mulheres no mercado de trabalho e colocando a educação e a formação no centro das prioridades dos 27.

Por outro lado, exorta ao fim do fosso digital, à igualdade efetiva de género, ao combate à violência contra as mulheres e ao risco de pobreza e à promoção de iniciativas para a proteção dos direitos dos consumidores e, principalmente, dos mais vulneráveis.

O Governo espanhol aponta ainda que a pandemia evidenciou a necessidade de fortalecer a política europeia de saúde, com especial atenção aos cuidados de saúde primários e garantindo sistemas de vigilância epidemiológica e de saúde pública sólidos e coordenados.

Além da cimeira social, os chefes de Estado e de Governo presentes no Porto deverão abordar, a jantar, a evolução da pandemia e questões como o certificado digital de vacinação.

Considerado o ponto alto da presidência portuguesa do Conselho da UE, a Cimeira Social do Porto, na sexta-feira, visa ditar a agenda europeia para a próxima década nesta área, ao juntar líderes dos Estados-membros e das instituições europeias e responsáveis dos parceiros sociais e da sociedade civil numa reflexão (em formato 'online' e presencial) sobre os passos a dar.

Leia Também: Cimeira Social: Comissão apoia Portugal na educação inclusiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório