Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Qatar: Ministro das Finanças detido por abuso de poder

O ministro das Finanças do Qatar, Ali Cherif al-Emadi, foi detido por abuso de poder e desvio de fundos públicos, anunciaram hoje os 'media' do Estado.

Qatar: Ministro das Finanças detido por abuso de poder
Notícias ao Minuto

16:57 - 06/05/21 por Lusa

Mundo Ali Cherif al-Emadi

"O procurador-geral ordenou a detenção do ministro das Finanças, Ali Cherif al-Emadi, (para) o interrogar sobre informações de crimes ligados ao serviço público envolvendo danos em relação a fundos públicos, abuso de função e abuso de poder", indicaram os 'media'.

A agência noticiosa oficial QNA referiu que foi aberto um inquérito, sem dar mais pormenores.

Al-Emadi assumiu o Ministério das Finanças em 2013. É igualmente presidente do Conselho de Administração da companhia aérea nacional Qatar Airways e do banco comercial Qatar National Bank.

Embora já tenha havido prisões de pessoas de nível alto em casos de corrupção no Qatar, fontes oficiais indicaram, segundo a agência France-Presse, que Al-Emadi é a mais proeminente a enfrentar tais acusações durante o reinado do emir xeque Tamim ben Hamad Al-Thani.

Um diplomata no Qatar declarou à AFP que "a detenção foi inesperada". "É sempre bom ver os governos respeitarem as suas leis e reprimirem a corrupção e os abusos de poder", adiantou.

"É ótimo, mostra que o Qatar leva a corrupção a sério -- se for esse o caso -- e isso ajuda na imagem do respeito pelo Estado de Direito", considerou um outro diplomata em Doha.

Rico em gás, o Qatar é um dos mais pequenos Estados árabes, com uma população de 2,8 milhões de habitantes, a maioria estrangeiros.

Leia Também: Qatar Airways envia material médico para ajudar Índia a combater Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório