Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Recorde na vacinação em França; Madeira vacina acamados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Recorde na vacinação em França; Madeira vacina acamados
Notícias ao Minuto

16:00 - 06/05/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais  373 contágios pelo novo coronavírus e cinco mortes relacionadas com a doença, indica o boletim epidemiológico publicada esta quinta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). 

Com esta atualização, o país passa a acumular 838.475 contágios e 16.988 mortes. 

O boletim dá conta ainda de uma redução do número de doentes internados. Estão hoje hospitalizadas 283 pessoas (menos 14 do que no dia anterior). Em Unidades de Cuidados Intensivos estão agora 77 doentes, menos seis do que na véspera.

O Governo fez hoje a primeira avaliação semanal (até aqui as avaliações eram quinzenais) da situação epidemiológica dos concelhos do continente.  O concelho de Cabeceiras de Basto é o único que recua na etapa de desconfinamento. Há quatro concelhos que mantêm as atuais restrições em vigor: Carregal do Sal, as duas freguesias de Odemira, Paredes e Resende.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h10 - Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h50 - Rio de Janeiro suspende vacinação de professores e forças de segurança. A suspensão surge depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que repõe a ordem original dos grupos prioritários estipulada pelo Ministério da Saúde e que prevê, por exemplo, que pessoas com comorbidades sejam imunizadas primeiro.

23h13 - Os Estados Unidos já administraram 251.973.752 doses de vacinas anti-covid no país e distribuíram 324.610.185 doses, anunciou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA esta quinta-feira. A contagem do CDC inclui as vacinas de duas doses da Moderna e Pfizer-BioNTech, bem como a vacina de dose única da Johnson & Johnson.

22h49 - Supremo obriga governo indiano a fornecer mais oxigénio a hospitais. O governo da Índia concordou em aumentar a distribuição oxigénio aos hospitais de Nova Deli, na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal, o que poderá aliviar a escassez que assola o país há duas semanas.

22h20 - Brasil reporta mais de 73 mil casos e supera os 15 milhões de contágios. O número de óbitos diários continua a ser significativo. Morreram mais 2.550 pessoas no espaço de 24 horas. O Brasil totaliza 416.949 vítimas mortais. 

22h09 - Madeira começou a vacinar doentes acamados e portadores de doenças raras. De acordo com o Governo Regional, 30 doentes acamados foram vacinados contra a covid esta quinta-feira, no Centro de Vacinação do Funchal. Foram ainda inoculados outros 30 cuidadores dos doentes acamados, 400 pessoas portadoras de doenças raras e 124 trabalhadores do setor do Turismo.

No Centro de Vacinação do Funchal, no dia 06 de maio, decorreu a vacinação contra a COVID-19 das seguintes pessoas: -...

Publicado por Governo Regional da Madeira em Quinta-feira, 6 de maio de 2021

21h50 - O México regista 2.846 novos casos confirmados de coronavírus e 166 mortes, elevando o total de casos no país para 2.358.831 e os óbitos para 218.173, de acordo com dados do ministério da saúde.

21h33 - A proposta do governo dos Estados Unidos de levantamento da proteção das patentes das vacinas contra o novo coronavirus promete facilitar e acelerar a imunização nos países mais pobres, mas é um processo de elevada complexidade. A intenção norte-americana depara-se desde logo com a resistência da indústria farmacêutica, que alega que esta medida não ajuda a controlar a pandemia em qualquer horizonte temporal imediato e vai prejudicar a inovação.

Segundo um levantamento da Associated Press (AP), a primeira das questões que o processo suscita relaciona-se com o funcionamento do sistema de patentes, que, de forma simples, premeia a inovação ao impedir os concorrentes de copiarem uma descoberta de uma empresa e lançarem um produto rival.

21h00 - França estabeleceu hoje um recorde com a vacinação de 600 mil pessoas, anunciou o ministro da Saúde francês, Olivier Véran. Até agora, quase 17,5 milhões de franceses já foram vacinados com a primeira dose.

20h33 - Cabo Verde registou mais 367 novos infetados pelo novo coronavírus e um óbito em São Vicente nas últimas 24 horas, chegando às 230 mortes associados à doença, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

20h18 - Realojamentos em Odemira concluídos de madrugada por ser processo longo. A ministra da Presidência disse hoje que o realojamento de trabalhadores imigrantes para o ZMar e a Pousada de Juventude de Almograve, em Odemira, só pôde ser concluído de madrugada por se tratar de um "processo longo".

A explicação surge depois de a diretora de alojamento do Zmar ter criticado a forma como decorreu o processo de transferência, feito às 04h00 da madrugada de hoje.

20h14 - Ponta Delgada nega responsabilidades em falsa convocação para vacinas. A Câmara Municipal de Ponta Delgada negou hoje responsabilidades na falsa convocação de pessoas para a vacina contra a covid-19, afirmando que um utente foi contactado pelo município, "mas esse contacto nada teve a ver com a vacinação".

20h10 - Ocupação dos cuidados intensivos sofre maior queda num ano em França. França registou, desde ontem, 219 mortes e 21.712 novos casos de infeção por Covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde francês. O número de pacientes nos Cuidados Intensivos caiu para 5.231 (menos 171 do que na quarta-feira), a maior queda dos últimos 12 meses.

20h04 - Angola registou um número recorde de 392 casos de infeção pelo novo coronavírus, bem como quatro mortes e 11 recuperados, nas últimas 24 horas, elevando para 27.921 casos e 622 óbitos, anunciaram as autoridades sanitárias angolanas.

20h01 - "Recuo na abertura terá consequências" em Cabeceiras de Basto, defende o presidente da câmara, afirmando ter "confiança" que a próxima avaliação da situação pandémica "seja mais favorável".

19h50 - Alemanha vai vacinar adolescentes maiores de 12 anos até final de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse hoje fonte governamental. O regulador europeu iniciou a avaliação no princípio deste mês para decidir se estende aos jovens o uso da vacina dos dois laboratórios atualmente autorizados a partir dos 16 anos. 

19h38 - O CDS-PP defendeu hoje que a vacinação contra a covid-19 com as vacinas da AstraZeneca e Janssen em Portugal deve ser feita sem restrições por idades ou género, alegando não haver "evidência científica" que sustente essas limitações. Esta posição foi assumida pela deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa, numa declaração política na Assembleia da República em que defendeu também que as vacinas contra a covid-19 devem poder ser administradas sem a presença obrigatória de um médico.

19h35 - China acusa Presidente do Brasil de "politizar" novo coronavírus. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China rejeitou hoje as insinuações levantadas pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sobre a origem do novo coronavírus que provoca a covid-19.

19h30 - Nova Iorque quer vacinar turistas nas atrações da cidade. A medida está pronta a ser implementada já este fim de semana, mas aguarda luz verde do estado. De acordo com o 'mayor' de Nova Iorque, Bill de Blasio, a ideia é instalar locais de vacinação móveis para administrar a vacina de dose única da Johnson & Johnson aos turistas em locais como a Times Square, Brooklyn Bridge e o Central Park.

19h24 - Auxiliares de saúde foram os que mais procuraram apoio emocional. Os técnicos auxiliares de saúde foram os que mais procuraram as consultas de apoio emocional durante a pandemia de covid-19, disse hoje a coordenadora de saúde mental da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Maia.

19h20 - Bancada do PSD quer esclarecimentos sobre vacinas que Comissão não deu. As questões colocadas pelos parlamentares dizem respeito aos critérios para a definição de grupos a vacinar na 2ª fase do Plano de Vacinação.

19h17 - A Madeira registou hoje 13 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, 16 recuperações e 119 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referido que o total de infeções ativas é de 273, com 14 doentes hospitalizados.

19h14 - BE desafia Governo a tomar hoje posição pelo levantamento de patentes das vacinas contra a covid-19, na sequência das posições assumidas por Estados Unidos da América e Comissão Europeia sobre esta matéria.

19h11 - Alemanha opõe-se a proposta dos EUA de levantar patentes de vacinas. O Governo alemão mostrou hoje oposição à proposta dos EUA para o levantamento de patentes de vacinas contra a covid-19, descolando da posição de vários países e da própria União Europeia (UE).

19h07 - Açores vão ter um coordenador para o processo de vacinação na região, adiantou hoje o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, explicando que a decisão se deve à intensificação do processo. O Governo Regional dos Açores já tinha criado uma Comissão Especial de Acompanhamento e Combate à Pandemia de Covid-19 e decidiu agora ter uma outra pessoa para coordenar o processo de vacinação na região.

19h00 - Imigrantes realojados em Almograve ansiosos para voltar ao trabalho. Dez dos 28 trabalhadores imigrantes que foram realojados na Pousada da Juventude de Almograve, no concelho de Odemira (Beja), aguardavam esta tarde no exterior para se reunirem com a Segurança Social e mostraram-se ansiosos para voltar ao trabalho.

18h54 - Pfizer e BioNTech são contrárias a levantamento de patentes de vacinas. As empresas farmacêuticas norte-americana Pfizer e alemã BioNTech -- que produzem, em consórcio, uma vacina contra a Covid-19 -- mostram-se contrárias ao plano dos Estados Unidos de levantamento das patentes.

18h50 - "Próxima semana terá as mesmas regras". O Governo revelou hoje que na próxima semana, tendo em conta a atual incidência da covid-19, não deverá haver reunião com especialistas no Infarmed, estando previsto que se mantenham as regras atuais, com eventuais acertos.

18h40 - Governo aprova regras de acesso e ocupação das praias com alterações. O Governo aprovou hoje as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de equipamentos de lazer.

18h32 - Governo: Decisão sobre patentes deve ser tomada em concertação europeia. A ministra da Presidência afirmou hoje que uma eventual decisão sobre o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19 deve ser tomada em concertação a nível europeu.

18h25 - Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.

18h18 - Zmar. "O Estado ainda não foi notificado" da providência cautelar. O ministro da Economia disse hoje que o Governo ainda não foi notificado da providencia cautelar apresentada pelos advogados dos proprietários de casas do empreendimento Zmar, em Odemira, contra a requisição temporária do complexo para alojamento de migrantes.

18h13 - África com mais 453 mortes e 13.721 novos casos de infeção por covid-19 face a quarta-feira, para um total de 123.360 desde o início da pandemia, assim como 13.721 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

18h10 - Quase oito mil novas infeções em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol referiu esta quinta-feira que foram detetados 7.960 novos casos de contágio e mais 160 mortos em 24 horas. No total, Espanha perfaz 3.559.222 casos confirmados e 78.726 vítimas mortais. A incidência de transmissão do vírus diminuiu para 202,20 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. 

18h05 - Governo dos Açores altera critérios de avaliação de risco a nível de ilha. As ilhas dos Açores passarão a estar em alto risco quando metade dos seus concelhos estiverem neste patamar e desde que esses municípios tenham 10 ou mais casos ativos de covid-19, adiantou hoje o Governo Regional.

18h03 - Galiza põe fim a confinamento e levanta recolher obrigatório no domingo, data a partir da qual termina estado de emergência espanhol. "A partir do dia 9, qualquer pessoa de qualquer lugar pode vir à Galiza, sendo de Portugal ou de qualquer outra comunidade", afirmou o presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo.

17h55 - Em suma, após reunião em Conselho de Ministros, o Governo decidiu que:

Confira aqui o comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira:

17h44 - Direita e esquerda disputam "quem é mais culpado?" ao debater Odemira. O parlamento dividiu-se hoje no debate de quem tem mais culpas, e com a cumplicidade de quem, da situação dos trabalhadores agrícolas imigrantes no Alentejo, com esquerda a apontar ao PSD e CDS e a direita ao PS, comunistas e bloquistas.

17h38 - Moçambique registou mais um óbito devido ao novo coronavírus e 56 casos de infeção nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O total acumulado de mortes em Moçambique sobe, assim, para 819 e o de casos para 70.108, dos quais 96% foram considerados recuperados da doença.

17h30 - Suécia ultrapassa a marca de um milhão de casos. A Suécia ultrapassou hoje a marca simbólica de um milhão de casos detetados de covid-19, enquanto o país, que continua numa estratégia menos rígida contra o vírus, está atualmente no segundo lugar de novas contaminações na Europa.

17h23 - Forma como imigrantes foram transferidos causa indignação no Zmar. A diretora de alojamento do Zmar, em Odemira (Beja), Sandra Ferreira, mostrou hoje a sua indignação pela forma como decorreu o processo de transferência para aquele complexo turístico de imigrantes a viverem sem condições de habitabilidade. O processo de realojamento acabou por ser desencadeado, às 04h00 da madrugada de hoje, tendo sido transferidas para aquele espaço 28 pessoas, incluindo três crianças.

17h18 - Inglaterra regista recorde de mortes ligadas ao álcool em confinamento. O número anual de mortes relacionadas com álcool em Inglaterra e no País de Gales atingiu o pico em 2020, revelou o Instituto Nacional de Estatísticas britânico, constatando coincidência com o confinamento durante a pandemia de covid-19.

17h12 - Há um concelho que recua: Cabeceiras de Basto. E quatro concelhos que mantêm as atuais restrições em vigor: Carregal do Sal, as duas freguesias de Odemira, Paredes e Resende. Confira aqui a lista dos concelhos que avançam e recuam no plano de desconfinamento.

17h08 - "Grande maioria do país avança no desconfinamento". Mariana Vieira da Silva esclareceu, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que Portugal dá "sinal de [ter a] pandemia controlada, pese embora haja locais com surtos que precisamos de controlar"

17h06 - Mantém-se a cerca sanitária nas freguesias de freguesias de Longueira-Almograve e São Teotónio, em Odemira, anuncia Mariana Vieira da Silva.

17h00 - Terminou o Conselho de Ministros. Acompanhe aqui a conferência:

16h52 - Onda de casos no Nepal indica que país pode seguir pisadas da Índia. A situação epidemiológica no Nepal apresenta parecenças alarmantes com a do seu vizinho, a Índia. Os contágios estão a disparar, os hospitais estão a ficar rapidamente sobrelotados e o primeiro-ministro KP Sharma Oli está a fazer apelos à ajuda de outros países, segundo a CNN.

16h50 - Itália notifica 11.807 novos contágios. A proteção civil italiana revelou esta quinta-feira que foram identificados 11.807 novos casos de infeção e morreram 258 pessoas no espaço de 24 horas. Itália totaliza 4.082.198 casos confirmados e 122.263 vítimas mortais. 

16h45 - Vacina da Moderna é 96% eficaz em adolescentes. A empresa norte-americana anunciou que os testes da vacina contra a Covid-19 em crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos mostraram 96% de eficácia. De acordo com a Moderna, a vacina foi geralmente bem tolerada e não levantou quaisquer preocupações graves de segurança até agora.

16h35 - Autarca de Odemira apela ao Governo para levantar cerca sanitária. O presidente da Câmara de Odemira (distrito de Beja) disse hoje ter pedido ao primeiro-ministro, na quarta-feira, o levantamento da cerca sanitária aplicada em duas freguesias do concelho, por se verificar um decréscimo acentuado de casos ativos de covid-19.

16h30 - Ensino presencial regressa na ilha de São Miguel (com uma exceção). Vila Franca do Campo é o único concelho da ilha de São Miguel que permanece em alto risco de contágio da covid-19 e o ensino presencial regressa em todos os níveis de escolaridade nos restantes municípios, anunciou hoje o executivo açoriano.

16h22 - Reino Unido regista mais de 2.600 novos casos e 13 mortes em 24 horas. Em termos globais, o Reino Unido soma 4.428.553 infeções e 127.583 vítimas mortais. Os internamentos estabilizaram no último dia nos 1.289. 

16h18 - Rússia aprova versão 'light' da vacina Sputnik V. A Rússia aprovou hoje uma versão 'light' da sua vacina contra a covid-19 Sputnik V, que será administrada numa só dose, embora tenha uma eficácia um pouco menor, anunciou o Fundo Russo de Investimento Direto.

16h12 - ONG apelam ao Covax para divulgar contratos com fabricantes de vacinas. As organizações não governamentais Human Rights Watch e Amnistia Internacional apelaram hoje ao mecanismo Covax de partilha de vacinas anti-covid-19 para "aumentar a transparência", designadamente divulgando publicamente os seus contratos com os fabricantes de vacinas.

16h06 - Manaus transformou-se em laboratório para o vírus, diz vice-governador. O vice-governador do estado do Amazonas, Carlos Almeida Filho, disse hoje que o alinhamento do governador do seu estado com o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, transformou Manaus num laboratório que criou a estirpe P.1 (amazónica) da covid-19.

16h00 - Sindicato cabo-verdiano pede fecho de escolas devido ao aumento de casos. O Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) de Cabo Verde exortou hoje o Ministério da Educação a encerrar todas as escolas do país devido ao agravamento de casos de covid-19 no último mês e pede a vacinação dos professores.

15h51 - Cerca de 1.300 enfermeiros deixaram o país durante a pandemia. O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) alertou hoje para a falta de valorização da classe por parte do Governo, que levou a que cerca de 1.300 profissionais deixassem o país durante a pandemia da covid-19.

15h45 - Nunca uma crise teve "tanta assimetria de consequências". O presidente do conselho de administração executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que "nunca uma crise sem culpados, uma crise tão generalizada" como a provocada pela Covid-19, teve "tanta assimetria de consequências".

15h33 - Moderna faturou 1.700 milhões de dólares até março com venda da vacina anti-covid e teve um lucro de 1.200 milhões de dólares (mil milhões de euros). 

No total, a Moderna faturou 1.900 milhões de dólares durante os primeiros três meses do ano, principalmente devido à venda de mais de 100 milhões de doses da sua vacina, segundo um comunicado publicado hoje.

15h28 - Odemira? "Direita faz rimar pandemia com hipocrisia". O ministro da Administração Interna acusou esta quinta-feira a Direita de hipocrisia no que toca à situação dos trabalhadores agrícolas em Odemira. Eduardo Cabrita rejeita as críticas de que o Governo descobriu os problemas relacionados com os trabalhadores agrícolas em Odemira na semana passada.

15h23 - Presidente russo a favor do levantamento de patentes de vacinas, após uma proposta dos Estados Unidos nesse sentido, com o objetivo de acelerar a produção e distribuição global.

15h16 - Empresários de São Miguel manifestam-se e dizem que estão "no limite". O porta-voz de um grupo de empresários da ilha de São Miguel que se manifestou em Ponta Delgada considerou hoje que as empresas estão "no limite" face às restrições impostas pela covid-19, recusando qualquer 'contágio político' na concentração.

15h10 - Governo remete eventual decisão sobre diversão itinerante para a semana. O ministro da Economia remeteu hoje para o Conselho de Ministros da próxima semana uma eventual decisão sobre o levantamento das restrições de atividade do setor da diversão itinerante, afirmando estar consciente das "dificuldades" dos empresários.

15h02 - Portugal regista 373 contágios e 5 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados foram revelados esta quinta-feira no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país contabilizou 838.475 infeções e 16.988 mortes.

Já os internamentos continuam a cair. Há 283 pessoas em unidades hospitalares (menos 14 em relação a ontem), sendo que, destes, 77 estão nos Cuidados Intensivos (menos seis). 

15h00 - Boa tarde! Damos início a um novo registo para acompanhar todas as atualizações sobre a pandemia. Recorde os acontecimentos desta manhã aqui.

Leia Também: Covid-19: Portugal regista 373 contágios e 5 mortes nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório