Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Criança-soldado que se tornou comandante dos rebeldes condenado a 25 anos

O Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou hoje a 25 anos de prisão, por crimes de guerra e contra a humanidade, Dominic Ongwen, uma criança-soldado ugandesa que se tornou comandante do Exército de Resistência do Senhor (ERS).

Criança-soldado que se tornou comandante dos rebeldes condenado a 25 anos
Notícias ao Minuto

12:07 - 06/05/21 por Lusa

Mundo Uganda

O Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou hoje a 25 anos de prisão, por crimes de guerra e contra a humanidade, Dominic Ongwen, uma criança-soldado ugandesa que se tornou comandante do Exército de Resistência do Senhor (ERS).

Dominic Ongwen, 45 anos, foi condenado em fevereiro por 61 acusações, incluindo gravidez forçada, sobre a qual o TPI nunca antes se tinha pronunciado.

Foi também considerado culpado de homicídio, violação, escravidão sexual e recrutamento de crianças-soldado.

"À luz da gravidade dos crimes que cometeu, a câmara condena-o a um período total de prisão de 25 anos", disse o Juiz Bertram Schmitt ao dirigir-se a Dominic Ongwen.

De acordo com o tribunal, Ongwen ordenou ataques aos campos de refugiados no início de 2000, enquanto servia como comandante do ERS, um grupo armado liderado pelo fugitivo Joseph Kony, que empreendeu uma guerra brutal no Uganda e em três países vizinhos, para estabelecer um Estado baseado nos Dez Mandamentos da Bíblia.

Ongwen enfrentava uma sentença de prisão perpétua, mas tendo em conta a sua própria história de rapto pelo grupo rebelde, quando tinha cerca de 9 anos, a acusação optou por pedir 20 anos de prisão.

"Esta é uma circunstância que distingue este caso de todos os outros julgados por este tribunal", disse Colin Black, um membro da acusação, na audiência de sentença de abril no TPI.

Depois de ter invocado a absolvição durante o julgamento, sublinhando que o próprio acusado tinha sido vítima da brutalidade do grupo rebelde, a defesa pediu 10 anos de prisão para esta antiga criança-soldado, apelidada de "formiga branca", durante a audiência da sentença. As vítimas, por outro lado, pediam prisão perpétua.

"Em nome de Deus", Ongwen sempre negou todas as acusações, alegando que o ERS o forçou a comer feijões embebidos no sangue das primeiras pessoas que foi obrigado a matar, como iniciação após ter sido raptado.

"Estou perante este tribunal internacional com tantas acusações e, no entanto, sou a primeira vítima de rapto de crianças", afirmou durante o seu julgamento.

"O que me aconteceu, acho que nem sequer aconteceu a Jesus Cristo", acrescentou.

Ao declará-lo culpado, os juízes do TPI reconheceram que Ongwen tinha sofrido muito, mas disseram que os seus crimes tinham sido cometidos "como adulto responsável e comandante do Exército de Resistência do Senhor".

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ERS massacrou mais de 100.000 pessoas e raptou 60.000 crianças, numa violência que se espalhou pelo Sudão, República Democrática do Congo e República Centro-Africana.

Ongwen, que se rendeu em 2015, é o primeiro comandante do ERS a ser julgado pelo TPI.

O fundador do grupo, Joseph Kony, é objeto de um mandado de captura do tribunal.

Leia Também: UE disponibiliza 149 milhões em ajuda humanitária para Corno de África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório