Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. UE aberta ao debate sobre suspensão de patentes de vacinas

Ursula von der Leyen destacou, esta quinta-feira em Itália, que "a UE também está pronta para discutir quaisquer propostas que abordem a crise de maneira eficaz e pragmática".

Covid-19. UE aberta ao debate sobre suspensão de patentes de vacinas
Notícias ao Minuto

09:42 - 06/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A União Europeia está aberta a debater a proposta - agora também apoiada pelo Executivo de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos - , de suspender as patentes das vacinas contra a Covid-19. A posição foi revelada por Ursula von der Leyen durante um discurso, esta quinta-feira, no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália.

"A UE também está pronta para discutir quaisquer propostas que abordem a crise de maneira eficaz e pragmática", disse a Presidente da Comissão Europeia, citada pela Reuters.

E acrescentou: "É por isso que estamos prontos para discutir como a proposta dos EUA para uma isenção de proteções de propriedade intelectual para as  vacinas [contra a] Covid-19 poderia ajudar a atingir esse objetivo."

De recordar que o Governo dos Estados Unidos (EUA) apoiou, ontem, os esforços para renunciar às proteções de propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19, num esforço para acelerar o fim da pandemia, anunciou a representante do Comércio, Katherine Tai.

A posição foi anunciada em comunicado, citado pela Associated Press (AP), enquanto decorrem as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a flexibilização das regras de comércio global, para permitir que mais países produzam vacinas contra a Covid-19.

"O governo acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas, em prol de se acabar com esta pandemia, apoia a renúncia dessas proteções para as vacinas contra a Covid-19", afirmou Catherine Tai, no comunicado.

Leia Também: Estados Unidos apoiam renúncia de propriedade intelectual sobre vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório