Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ataque terrorista contra poços petrolíferos no Iraque provoca dois mortos

Um ataque terrorista contra dois poços no campo de petróleo no norte do Iraque, reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), causou incêndios que provocaram dois mortos e três feridos das forças de segurança do país.

Ataque terrorista contra poços petrolíferos no Iraque provoca dois mortos
Notícias ao Minuto

18:03 - 05/05/21 por Lusa

Mundo Iraque

"O campo de Bay Hassan, na província de Kirkuk, foi alvo de ataques terroristas, que resultaram no bombardeamento dos poços 183 e 177 e deixaram vários mortos e feridos entre as forças de segurança", disse a assessoria de imprensa do Ministério do Petróleo do Iraque, num comunicado.

O Ministério da Defesa não refere o número de vítimas, mas o capitão do comando de polícia em Kirkuk, Ihsan Raad, disse que morreram dois agentes de segurança e que três outros ficaram feridos no ataque.

De acordo com o comunicado do Ministério do Petróleo, as equipas de combate a incêndio da empresa estatal iraquiana North Oil Company, administradora dos terrenos, conseguiram controlar o incêndio do poço 177 "em tempo recorde", mas continuam a trabalhar para apagar o fogo do poço 183.

O Ministério condena todas as operações terroristas e de sabotagem contra "a riqueza nacional" e garante que "essas tentativas desesperadas não desencorajarão ou impedirão os trabalhadores do setor de petróleo de fazerem os seus melhores esforços para proteger a riqueza" do Iraque -- o país segundo maior produtor da OPEP e cuja economia depende quase inteiramente das receitas do petróleo.

O ataque foi reivindicado pelo EI, que regularmente detona explosivos contra torres elétricas e oleodutos.

O grupo terrorista anunciou - num comunicado divulgado através dos seus canais de propaganda nas redes sociais - que os seus "soldados" realizaram um ataque com metralhadoras que tinha como alvo "um quartel apóstata da polícia que protege as instalações petrolíferas perto de Bay Hassan".

O EI ocupou grande parte do Iraque e quase chegou às portas de Bagdade, em 2014, mas três anos depois foi derrotado por uma longa ofensiva das forças iraquianas e de uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Apesar disso, os ataques do grupo 'jihadista' continuam a realizar-se, praticamente todos os dias, contra as forças de segurança e contra civis em diferentes zonas do Iraque.

Leia Também: Ministro da Saúde iraquiano demite-se por causa de incêndio num hospital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório