Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos cinco polícias feridos em ataque a esquadra em Bogotá

Pelo menos cinco polícias ficaram feridos, na terça-feira, em Bogotá, quando uma multidão ateou fogo a uma esquadra de polícia da capital colombiana, onde se encontravam 10 agentes, disseram as autoridades.

Pelo menos cinco polícias feridos em ataque a esquadra em Bogotá
Notícias ao Minuto

08:38 - 05/05/21 por Lusa

Mundo Bogotá

O Centro de Atenção Imediata da Polícia (CAI) no bairro de La Aurora, no sul da cidade, foi incendiado quando estavam 10 agentes no interior, cinco dos quais ficaram feridos.

"Estamos muito gratos aos agentes da polícia pela rápida recuperação. Graças à comunidade que interveio para evitar que fossem queimados dentro das instalações da CAI Aurora", disse o comandante da Polícia de Bogotá, General Óscar Antonio Gómez.

O Secretário do Governo de Bogotá, Luis Ernesto Gómez, indicou que assegurou que 16 CAI em Bogotá foram alvo de ações de vandalismo, incluindo o de La Aurora.

"A esta hora há uma escalada de violência na cidade, aqui na Biblioteca Tintal acabou de ser queimado um autocarro SITP (Sistema Integrado de Transportes Públicos) e noutras partes da cidade", acrescentou o responsável, que se encontra no sul da capital colombiana.

A presidente da Câmara de Bogotá, Claudia Lopez, pediu ao Ministro da Defesa colombiano, Diego Molano, que as forças de segurança "ajudem a guardar" os centros de detenção da polícia, onde se encontram 2.825 pessoas para "evitar que ponham em risco a vida das pessoas privadas de liberdade".

"Apenas mediadores de diálogo, comissões de direitos humanos e polícia metropolitana continuarão a ser responsáveis pela segurança e coexistência nas ruas e bairros da cidade. Em caso algum solicitámos nem haverá militarização da cidade", disse Lopez na rede social Twitter.

Uma das situações mais difíceis está a ser vivida no Portal Américas, no oeste da cidade, onde os confrontos duraram horas. Pelo menos três pessoas ficaram feridas e um autocarro foi queimado, de acordo com as autoridades.

Em outras cidades, como Cali, os confrontos continuaram na terça-feira apesar de cinco pessoas terem sido mortas e mais 33 feridas no dia anterior, de acordo com o gabinete do presidente da câmara.

Os tumultos em Bogotá resultaram dos violentos protestos, iniciados em 28 de abril, e que causaram 19 mortos, de acordo com o Gabinete do Provedor de Justiça.

Leia Também: Cinco dias de manifestações na Colômbia provocam 17 mortes e 800 feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório