Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Bruxelas espera "intensificação da parceria" comercial com Índia

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis espera que a cimeira entre líderes da União Europeia (UE) e da Índia sirva para "intensificar a cooperação" entre Bruxelas e Nova Deli, ditando os "próximos passos" na agenda comercial.

Bruxelas espera "intensificação da parceria" comercial com Índia
Notícias ao Minuto

06:48 - 05/05/21 por Lusa

Mundo UE/Presidência

"Na semana passada tivemos um diálogo de alto nível sobre comércio e investimento e, basicamente, [...] destinava-se a preparar a reunião de líderes, pelo que a Cimeira UE-Índia servirá para fazer o ponto da situação da nossa agenda comercial e decidir sobre os próximos passos", afirma Valdis Dombrovskis em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas.

Em causa está a cimeira promovida pela presidência portuguesa da UE no próximo sábado, na qual estará em cima da mesa um reforço da parceria entre os dois blocos, de acordo com o responsável no executivo comunitário pelas pastas de "Uma economia ao serviço das pessoas" e do Comércio.

"Aguardamos certamente com expectativa a intensificação da nossa cooperação, das nossas relações com a Índia, que também diz respeito a áreas como o comércio, como o investimento, mas também a outras áreas políticas", elenca Valdis Dombrovskis na entrevista à Lusa.

A UE e a Índia são importantes parceiros comerciais e há vários anos que os dois blocos mantêm contacto permanente e tentam negociar um acordo de comércio livre e de investimento.

Paradas desde 2013, as negociações são atualmente consideradas vitais para responder à ascensão económica da China.

Portugal estabeleceu como uma das suas prioridades para a presidência rotativa da UE a diversificação das relações com os parceiros do Indo-Pacífico, nomeadamente com a Índia, e organiza, no próximo sábado, uma cimeira informal que irá juntar os líderes dos 27 e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Devido à pandemia de covid-19, Narendra Modi irá reunir-se por videoconferência com os líderes europeus que estarão reunidos no Porto, numa reunião que "reflete a ambição" de ambas as partes "de aprofundar ainda mais" a sua parceria, de acordo com uma nota divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.

Nesta Cimeira UE-Índia, o Governo espera "fortalecer o diálogo estratégico entre os dois maiores espaços democráticos do mundo, relançar o comércio e o investimento e aprofundar a cooperação entre a União Europeia e a Índia em áreas decisivas como o digital, a conectividade, a saúde e a ação climática".

O Conselho da UE, presidido por Portugal, adotou em meados de abril conclusões sobre a estratégia para a cooperação com a região do Indo-Pacífico, defendendo estabilidade e um ambiente "aberto e justo" para o comércio e investimento.

Numa nota divulgada na altura, a estrutura em que estão representados os Estados-membros defendeu "uma ordem internacional baseada em regras e em igualdade de condições, bem como um ambiente aberto e justo para o comércio e o investimento e reciprocidade".

Para tal, "continua a ser crucial a existência de rotas de abastecimento marítimo livres e abertas, em plena conformidade com o direito internacional", de acordo com o Conselho da UE.

Até setembro próximo, o alto representante para a Política Externa da UE, Josep Borrell, e a Comissão Europeia têm de apresentar uma comunicação conjunta sobre a cooperação com o Indo-Pacífico.

Leia Também: Dombrovskis fala em "presidência muito bem-sucedida" de Portugal

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório