Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Em desespero, Sicília vai vacinar mais novos. Idosos recusam AstraZeneca

"Ninguém nos pode acusar de não termos dado atenção prioritária aos grupos mais frágeis", apontou o governador regional, Nello Musumeci, que luta contra o tempo para não desperdiçar nenhuma dose.

Em desespero, Sicília vai vacinar mais novos. Idosos recusam AstraZeneca
Notícias ao Minuto

17:56 - 04/05/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

A Sicília vai começar já amanhã a vacinar os adultos a partir dos 50 anos para acelerar o programa de vacinação contra a Covid-19, anunciou esta terça-feira o governador regional, Nello Musumeci, que justifica que a população mais idosa está relutante quanto aos efeitos secundários da vacina.

"Pedimos ao senhor comissário Figliuolo [comissário para a emergência sanitária em Itália], com duas cartas, a possibilidade de admitir pessoas mais novas para a vacina", começou por explicar Musumeci. "Sempre nos disseram que não era possível até que as pessoas com mais de 80 estivessem seguras, mas é claro que não temos sanções ou poderes coercitivos para convencer os que não querem."

Como muitos países europeus, a Itália suspendeu temporariamente a vacina da AstraZeneca em março, quando surgiram preocupações com casos de coágulos sanguíneos.

Desde então, aquela vacina só é administrada em pessoas a partir dos 60 anos, depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter garantido que os benefícios superavam os riscos.

Mas, na Sicília, onde morreram cinco pessoas que receberam a vacina AstraZeneca, os idosos continuam relutantes em receber o fármaco.

Assim sendo, para não desperdiçar nenhuma dose, o governador da Sicília anunciou que, a partir de quarta-feira, pessoas com mais de 50 anos podem começar a ser imunizados.

"Já esperámos muito e ninguém nos pode acusar de não termos dado atenção prioritária aos grupos mais frágeis", escreveu no Twitter.

A maior ilha do Metditerrâneo tem 250.000 doses da vacina da AstraZeneca armazenadas.

Leia Também: Números voltam a aumentar em Itália. Há mais de 9 mil novos infetados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório