Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Australianos que regressarem ao país vindos da Índia poderão ser presos

Autoridades australianas agravam controlo de fronteiras, num momento em que a Índia atravessa uma "crise humanitária".

Australianos que regressarem ao país vindos da Índia poderão ser presos
Notícias ao Minuto

17:47 - 04/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

As autoridades australianas determinaram que os cidadãos nacionais que chegarem ao país depois de visitar a Índia nos 14 dias anteriores poderão enfrentar uma pena de prisão de até cinco anos ou incorrer numa multa de até 50 mil dólares, indica o Washington Post.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, defendeu a aplicação destas novas regras, rejeitando as críticas de que se trata de uma medida racista, por poder impactar de forma diferenciada os cidadãos australianos com ascendência indiana.

"Isto é sobre saúde", disse o governante, na segunda-feira, acrescentando que está "profundamente preocupado com a crise humanitária na Índia".

De acordo com Morrison, a Austrália assistiu a um aumento muito significativo de pessoas que chegaram ao país vindas da Índia e que testaram positivo para o novo coronavírus.

A Austrália, sublinhe-se, sempre manteve controlos estritos das fronteiras durante a crise pandémica, agravando agora as medidas, num momento em que vários outros países impuseram restrições de voos à Índia.

O país, que registou cerca de 29.800 casos de Covid-19, incluindo 910 mortes, a maioria das quais devido a falhas nos centros de quarentena de viajantes internacionais na cidade de Melbourne, mantém as suas fronteiras internacionais fechadas.

Leia Também: Índia acusada de encobrir números, com mortos a ser cremados ao ar livre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório