Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Pequim colabora na recuperação do submarino indonésio afundado

Navios da Marinha de Guerra da China estão ao largo de Bali para participar nas operações de recuperação do submarino indonésio que se afundou na semana passada com 53 homens a bordo, anunciou hoje a Armada da Indonésia.

Pequim colabora na recuperação do submarino indonésio afundado
Notícias ao Minuto

13:32 - 04/05/21 por Lusa

Mundo China

Dois navios de Pequim estão na zona e aguarda-se um terceiro, acrescenta o mesmo comunicado oficial.

O embaixador de Pequim em Jacarta propôs ao ministro da Defesa da Indonésia, Probowo Subianto, ajuda na recuperação do submarino.

"A oferta foi aceite pelo governo da Indonésia", disse a Marinha de Guerra de Jacarta, sublinhando que os navios chineses podem operar até 4.500 metros de profundidade.

A chegada dos navios chineses à zona ocorre depois de os navios da Austrália, Singapura e da Malásia, que participaram na localização do submarino, terem abandonado a área. 

As autoridades estudam diversas técnicas para recuperarem o KRI Nanggala 402, que se partiu em três secções a 800 metros de profundidade. 

É possível que seja utilizado um robot e balões de emersão, estando oficiais dos dois países a analisar todas as informações disponíveis sobre o submarino.

A Indonésia conta ainda com a presença de dois navios civis que podem colaborar nas operações. 

O submarino de fabrico alemão, que desapareceu no passado dia 21 de abril é um dos cinco da frota de submarinos da Marinha de Guerra da Indonésia.

O navio desapareceu dos radares depois de exercícios navais ao largo do arquipélago de Bali.

Após vários dias de buscas, as Forças Armadas da Indonésia anunciaram a descoberta dos destroços do submarino, partido em três.

Os 53 membros da equipagem morreram.

Ainda não foi explicado o motivo que provocou o desastre.

Leia Também: Indonésia estuda possibilidade de resgatar submarino afundado

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório