Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro colombiano demite-se após protestos contra reforma fiscal

O ministro das Finanças colombiano, Alberto Carrasquilla, renunciou ao cargo, depois de o Presidente Iván Duque ordenar a retirada do projeto de reforma fiscal apresentado ao Congresso, que desencadeou protestos em que morreram pelo menos 17 pessoas.

Ministro colombiano demite-se após protestos contra reforma fiscal
Notícias ao Minuto

06:00 - 04/05/21 por Lusa

Mundo Colômbia

"A minha continuidade no Governo dificultaria a construção rápida e eficiente do consenso necessário para realizar outro projeto de reforma", afirmou o ministro, na carta de renúncia enviada a Iván Duque na segunda-feira, noticia a agência EFE.

Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas em atos de violência registados em cinco dias de manifestações na Colômbia contra um projeto de reforma fiscal proposto pelo Governo, indicaram hoje as autoridades locais.

O projeto de reforma fiscal tem despertado fortes críticas, tanto da oposição como dos sindicatos que organizaram a mobilização de 28 de abril, e até de representantes do partido no poder, por acreditarem que a reforma irá afetar em demasia a classe média, e que é "inoportuna" no meio da pandemia de covid-19, que agravou a crise económica no país.

Ivan Duque propôs retirar o plano original e redigir um novo texto, anulando os principais pontos contestados: o aumento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre bens e serviços, bem como a ampliação da base do Imposto sobre o Rendimento (IRS).

Leia Também: Cinco dias de manifestações na Colômbia provocam 17 mortes e 800 feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório